Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Discriminação no futebol japonês

12 jun 2016 às 09:05
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Kashima Antlers venceu muito bem o Red Diamond e passou a ocupar a segunda colocação atrás do Kawasaki Frontale, que possui um ponto a mais. Faltam duas rodadas e o titulo da primeira fase ainda está em aberto.
Caio, jogador do Kashima, foi o que sofreu discriminação. A mensagem postada por um torcedor do Diamond dizia: "morra homem negro", já que o atacante possui a pele morena.
Não é a primeira vez que os torcedores do time postam mensagens racistas. Patrick, centro avante do Panasonic Gamba, também foi ofendido e o Red tiveram que jogar uma partida com os portões fechados.
O Japão não é o único país onde existe racismo, mas deve ser o único entre os desenvolvidos que não possui uma lei contra esse tipo de atitude.
Mesmo que descubram o autor da discriminação, não há lei que possa puní-lo. Ele receberá um sermão e irá para casa beber uma cerveja e pensar no próximo ato xenófobo.
Algum representante da equipe aparecerá dizendo que tudo isso foi uma atitude isolada, e que não é o pensamento da equipe, e tudo ficará como sempre foi.
Corre no Parlamento um projeto de lei contra a discriminação, com ênfase em discursos agressivos e xenófobos. Esse projeto foi sendo alterado e chegou a ficar ridículo em algmas partes.
Uma delas é que a lei só vale para os que possuírem visto de permanência, ou seja, estejam em situação legal no país.
Se você não estiver legal ou se os seus documentos estiverm em análise no Departamento de Imigração, foi pode ser discriminado e nada acontecerá.
As lojas poderão colocar avisos não permitindo a entrada de estrangeiros, e isso também, será brando e poderá não ser considerado um ato discriminatório. Vai depender muito das explicações que o estabelecimento der.
Uma lei pela metade, que diz que é feio ser racista, mas não pune ninguém quem não consegue conviver com outras raças.
Interessante é que são os estrangeiros que dão "tempero" ao futebol japonês. Por aqui já passaram grandes atletas "gaijins", e muitos ajudaram suas respectivas equipes a ganharem campeonatos ou serem mais respeitados.
Por aqui já passaram: Zico, Muller, Careca, Edilson, Cesar Sampaio, Dunga, Valber, Ronaldão, Bismarck, Mozer, Bebeto, Alcindo, Edu Marangon, Edu Manga, Pereira, Bentinho, Betinho, entre outros. Um festival de estrangeiros para atrair público e elevar o nível técnico da competição.

Caio - gols

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade