Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade

Espantando demônios

03 fev 2013 às 06:45

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!

Neste domingo (3) é comemorado do Setsubun, que é uma festa típica para espantar os maus espíritos. Setsubun, literalmente significa separar uma estação da outra, o que nesta época equivale a deixar para trás o inverno e ingressar na primavera.
Nos templos, os "demônios" aparecem e são recebidos por uma enxurrada de grãos de soja que vão minando suas forças até que caem inoperantes.
Nas casas, o mais velho da família, normalmente o pai, coloca uma máscara do demônio, invade os aposentos enquanto os outros integrantes da família jogam soja torrada (mamemaki) para fora de casa pelas janelas e dizendo: "Má sorte para fora, felicidade para dentro". Assim eles expulsam as energias negativas e chamam a felicidade e harmonia para dentro dos lares. Tudo muito singelo e absolutamente simples.
A soja é utilizada para espantar os maus agouros porque os japoneses acreditam que o grão tem poder purificar a casa. Nada mais comercial do que isso.
Outra coisa que eles fazem é comerem a quantidade de soja torrada, que fica como um amendoim, equivalente a idade que possuem, assim uma pessoa de 30 anos deve comer trinta grãos e assim sucessivamente. Como por aqui mais de 25% da população tem mais de sessenta e cinco anos, então dá para imaginar quanta soja fica à disposição nos supermercados. Eles comem também um tipo de sushi especial. É o "ehoomaki", que mede aproximadamente doze centímetros, é recheado com salmão, atum, pepino, ovos fatiados e camarão, entre outras coisas. O grande problema é que o "ehoomaki" não pode ser cortado em fatias, porque pode cortar também a sorte e a felicidade. Então, é necessário ter fome suficiente para comer um sushi com sete ou oito recheios e medindo entre 10 a 15 centímetros. Mais uma vez dá para ter uma idéia de quantos sushis estão à venda nos supermercados. Logicamente que essa tradição tem muito de comercial, mas é uma coisa bacana principalmente para as crianças que ficam impressionadas com as figuras dos demônios que são realmente feios.
Dizem que lenda teve início na era Heian (794 a 1185) na casa do Imperador. Lá, uma velha senhora tenta roubar alguma coisa de senhor, que na verdade era o Ogro disfarçado de homem. Assim que percebeu que estava sendo roubado, o Ogro mostrou sua verdadeira face e a velha senhora desesperada em ser descoberta roubando jogou a primeira coisa que lhe veio à mão, que foi a soja. Assim começou o rito popular de jogar sojas no demônio para afastar a má sorte e as más energias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Festividade no Heian de Kyoto

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas