Fumar é horrível. Sentir o cheiro da fumaça e do cigarro é pior ainda. No Japão os fumantes são muitos e eles não se envergonham de tragar o seu cigarrinho dentro de lugares públicos ou em ambientes fechados. Tem até quem fume dentro do carro carregando seus filhos e com a janela fechada. Para um país de tanta riqueza material e acesso à boa educação escolar, é uma vergonha.
O bom é que isso vem mudando e dentro de todos os trens interestaduais é proibido fumar, isso incluindo o famoso trem bala. Nos trens urbanos ninguém acende um cigarro há muitos anos.
A maioria dos restaurantes já separou os ambientes, mas ainda há muito por fazer.
Tirando proveito dessa onda anti-fumo onde quem fuma fica a deriva, começaram a aparecer pequenos restaurantes e cafés onde só os fumantes frequentam. Eles entram, pedem um cafezinho, que é mais caro, lógico, pedem um docinho, que também é mais caro, dão suas pitadas e saem felizes para vida, quer dizer, para a morte.
Logicamente não é o ideal num mundo que corre atrás de saúde e longevidade, mas deve ser lucrativo num país onde 40% dos homens fumam e a porcentagem mulheres fumantes somente aumenta. Ah! o governo é sócia da maior fábrica de cigarros do país. Dos impostos que eles arrecadam com isso, não preciso nem falar.
Sabem, eu não gosto de cigarro e não sou muito politicamente correto. E você, é?