Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Fênix do Sol Nascente

27 mai 2018 às 10:03
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Eis que o Japão tenta ressurgir nas mãos de Nishino, o novo treinador da seleção japonesa. O bósnio Valid Halihodzic foi dispensado faltando dois meses para a Copa, pois teve mais de três anos para dar um padrão de jogo ao time, e não conseguiu. Não conseguiu também mudar a mentalidade dos jogadores que preferem ficar trocando passes ao invés de buscar o gol.
Nishino, que trabalhava na Federação Japonesa como diretor técnico, montará uma equipe que valoriza a posse de bola e a movimentação dos jogadores. Nada de buscar o gol em contra ataques ou jogando de maneira vertical. Será um toque prá cá, outro prá lá, passes curtos de pé em pé.
O novo treinador fez questão de chamar vários veteranos que não estavam sendo convocados, para silenciar as críticas e dividir um pouco a responsabilidade, pois todos sabemos que treinador nenhum entra em campo para chutar ao gol. Assim, caberá aos veteranos coordenar o jogo e ditar o ritimo das partidas, e se nada der certo, o treinador dirá que convocou os melhores, e voltará para o seu cargo buscando um novo treinador para a próxima competição.
Entre os veteranos convocados estão nomes "famosos" como Okazaki, Honda, Kagawa, Nagatomo, Yoshida e Kawashima, todos com mais de 30 anos, e muitos deles na reserva de seus respectivos clubes.
O clima da seleção melhorou com a troca no comando, mas a equipe continua fraca ao ponto de poucos acreditarem que conseguirão passar da primeira fase. Eu também sou um deles, mas preciso reconhecer que equipes japonesas, de qualquer esporte, de alguma maneira, ficam fortalecidos quando estão em baixa, ficam mais fortes quando estão desacreditados, parecendo ressurgir do nada. Parece que precisam sofrer, sentir as dores do descaso e receberem críticas pesadas para alguma coisa acontecer e os resultados começarem a aparecer.
Por isso, um prognóstico neste momento é temerário, mas preciso deixar registrado que, talvez, seja a seleção mais fraca que ví desde 1998, quando participou da primeira Copa do Mundo, com três derrotas em três jogos.
No dia 31 de maio sairá a lista final, e aí gostaria de dar meu palpite sobre até onde os Samurais Blues poderão chegar. Enquanto isso, fico desesperado de ver como o nível técnico caiu, e tudo continua igual como antes.

O sonho não pode acabar

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade