Pelo menos no futebol o Japão é o melhor aqui deste lado do mundo. Venceu recentemente a Copa da Ásia realizada no Catar. É lógico que foi no sufoco, muita ansiedade e sofrimento. O jogo contra a Coréia do Sul foi vencida nos penaltes depois do empate de 2x2 no tempo normal. O goleiro Kawashima que joga na Bélgica defendeu dois chutes e aí tudo ficou mais fácil.
No total foram seis jogos e os "samurais blues" não perderam nenhum. Os adversários também não eram lá essas coisas, mas o importante foram as vitórias e possibilidade de disputar jogos na América do Sul.
Os japoneses melhorarm muito nos últimos dez anos, mas ainda não estão no pelotão de elite do futebol mundial, e provavelmente nunca vão estar. Mas, para um país orgulhoso do jeito que é o Japão, ser o primeiro da Ásia é motivo para melhorar o astral da população que anda abalada por anos de crise econômia.
Venceram a Jordânia, Síria, Arábia Saudita, Catar, Coréia do Sul e Austrália.
Interessante é que o gol no jogo final contra a Austrália foi marcado por Lee, um coreano naturalizado.
Em julho participarão pela primeira vez, com convidado, da Copa América e jogarão contra a Colombia, Bolívia e Argentina respectivamente. Quem sabe não vem mais uma zebra por aí.
O golaço na vitória do jogo final contra a Austrália.