Foi a eleição mais movimentada dos últimos tempos. Yukio Hatoyama, da oposição, venceu com facilidade e será o novo primeiro ministro japonês. A vitória mostra a insatisfação do povo com a atual administração que está nas mãos de Taso Aro. O novo comandante estuda uma série de melhorias e benefícios para a população que inclui: aumento do auxílio para crianças em idade escolar, auxílio maternidade, pedágio gratuito, entre outras coisas.
Hatoyama vem de uma tradicional família de políticos baseada em Hokkaido, onde sua família possui terras. Estudou no exterior e nasceu em berço de ouro. Quer mudar a imagem de "mauricinho" e prometeu mudanças radicais na economia.
Acompanhando a mudança, muitos jovens deputados também foram eleitos e parece que o país respirará novos ares. Junto com a diminuição da média etária no parlamento, deve vir o aumento de novas idéias que afastem defitivamente o clima de pessimismo que vivem os japoneses.
Mas como política é um negócio complicado e nem sempre verdadeiro, tomara que Hatoyama consiga melhorar algumas coisas ou pelo menos não fique marcado por alguma corrupção. Não é mesmo "cumpanheiro"?