Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Japoneses entre os menos engajados no trabalho

22 mar 2012 às 21:55

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pode parece incrível, mas uma pesquisa realizada pela consultoria ORC International colocou o Japão em último lugar entre dezoito países pesquisados, como os menos engajados no trabalho.
Para a pesquisa foram definidos que engajamento seria: falar bem da empresa e de seus produtos, buscar novos objetivos e ter interesse em continuar a fazer parte da organização e se esforçar indo além das expectativas básicas de sua função.
Os primeiros colocados foram India, China e Brasil. Isso pode ser uma amostra do tempos atuais, onde os países em desenvolvimento se esforçam para atingir patamares melhores através dos esforços coletivos de sua massa trabalhadora. Pode mostrar também uma nova consciência brotando nas populações desses países, que até agora eram tratados como indolentes, preguiçosos e pouco comprometidos.
Os chineses subiram sete posições em relação ao ano passado e tirou a segunda posição do Brasil. Interessante observar que entre os últimos estão países como a Espanha, França, Grã-Bretanha.
Quando a pesquisa se concentra apenas na percepção sobre o ambiente de trabalho, os brasileiros ficaram em décimo primeiro lugar entre os dezoito analisados. Isso implica em maus relacionamentos entre os envolvidos, provavelmente devido às famosas fofocas e as tentativas de "puxadas de tapetes". Pode mostrar também um pouco da cultura vigente do exibicionismo exacerbado ou de que é necessário "puxar o saco" para conseguir galgar degraus mais elevados.
Enfim, a pesquisa da ORC International pões abaixo algumas idéias pré-concebidas que tínhamos até agora sobre o comprometimento no trabalho. Uma boa lição de vida.

O descanso da trabalhadora japonesa

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo