Beirada nipônica

Meu "kanji" favorito

21 dez 2013 às 08:36

Kanjis são símbolos gráficos que expressam coisas e muito utilizadas na escrita japonesa. Eles podem, por exemplo, expressarem a palavra "rio" ou "sol", apenas com símbolos não sendo necessário escrever mais nenhuma palavra. O kanji sozinho já diz tudo.
No final do ano, é costume a população escolher o kanji que melhor representou os anseios do pessoal. A disputa começa com várias palavras que foram proferidas em diversos locais e oportunidades e que ficaram gravadas nas memórias das pessoas. Os dramas e as novelas exercem um papel crucial, pois lá são ditas palavras ou refrões que passam a incorporar o cotidiano dos japoneses.
Este ano o kanji escolhido foi o "Wa" que significou o esforço conjunto entre povo e governo para trazerem as Olimpíadas para o país. Mostrou também a solidariedade nas diversas catástrofes naturais que assolou alguns países asiáticos onde voluntários nipônicos e governo partiram para ajudar. Representa a união de intenções nobres.
Mas, sempre tem um "mas", o meu kanji preferido continua sendo o "kenkou" que significa saúde, bem estar.
Não é só porque lido com esportes e convivo com pessoas saudáveis, mas é porque acho que sem saúde não conseguimos fazer praticamente nada. Tenho certeza de que precisamos mais dela do que de dinheiro, porque acredito que com saúde e disposição conseguimos mover os obstáculos que as circunstâncias e a vida nos impõem.
A cerimônia para escrever o kanji foi realizado em Kyoto, no templo de Kyomizudera onde um sacerdote escreveu o ideograma com tinta preta.
Que no final deste ano e no decorrer das nossas vidas tenhamos sempre muito "Wa" e "Kenkou".

Solenidade em Kyomizudera


Continue lendo