Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Nadeshiko Japan não irá ao Rio de Janeiro

13 mar 2016 às 04:18
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Exatamente no Dia Internacional da Mulher, as meninas do futebol japonês tiveram que encarar uma verdade dolorida.
Elas não conseguiram a classificação para as Olimpíadas no Rio de Janeiro, e terão que assistir os jogos pela televisão. Justamente elas que eram uma das esperanças de medalhas e símbolo do potencial feminino no esporte. Afinal, diferentemente dos homens que nunca conseguiram uma classificação digna em Copas do Mundo, elas já levaram o ouro, além de chegarem as finais em Olimpíadas.
Três rodadas foram suficientes para perceber que dessa vez não haveria chances. Derrota para a Austrália e Coréia do Norte. Empate com a China.
O time, que um dia já foi modelo de técnica e jogo coletivo, não acrescentou nenhuma novidade nesses últimos anos, e foi engolido pela marcação forte e velocidade das adversárias. Faltou, talvez, um pouco também do conhecido espírito guerreiro que caracterizam as equipes orientais.
Enfim, a equipe não conseguiu a classificação e deverá ser remodelada para o futuro. O certo é que o treinador, que já está com a equipe faz muitos anos, será trocado, e um nova era deverá começar em breve.
É verdade também, que mesmo com o título de Campeã Mundial, não foram feitos os investimentos necessários para a evolução do futebol feminino. Acharam que as coisas iriam evoluir naturalmente, e esqueceram de que atletas talentosos não nascem todos os dias e em qualquer lugar. Alguns jovens talentos que apareceram, possuem características idênticas às veteranas, não acrescentando muito em termos táticos. Nenhuma jogadora de velocidade excepcional ou com dribles genial apareceu, e tudo ficou na mesma de alguns anos atrás.
Outra coisa preocupante é que as meninas estão sendo "aprisionadas" por esquema táticos, e deixando potenciais habilidades individuais de lado. Na época em que foram campeãs, era nítido a liberdade tática das jogadoras, que com bom senso conseguiram levar o time ao título máximo.
Mais uma vez, a burocracia tática está matando o futebol.
Que os ares novos venham acompanhados de ideias frescas.

Japão versus Austrália em Osaka

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade