Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Setsubun - Para espantar os maus espíritos

03 fev 2012 às 09:55

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A tradição pede que antes da entrada da primavera devamos espantar os demônios. A data é comemorada todo dia 3 de fevereiro e é chamado de Setsubun. Nesta data purificamos nossa casa afastando os maus espíritos num ritual bastante interessante. Nos diversos templos a comemoração é grande, com os participantes fantasiados de demônios e o povo jogando soja torrada. Muitos anos atrás a primavera era considerada o início do ano, e os japoneses queriam afastar os maus espíritos que acreditavam trazer doenças e azar. Queriam começar o ano sem nada para atrapalhar.
O ritual é realizado jogando soja torrada para fora de casa pela porta ou janela. Um membro da família coloca uma máscara de demônio e os outros membros da família lançam as sojas dizendo: "demônio para fora, felicidade para nossa casa", que em japonês se diz "oniwa soto, fuku wa uchi". Em seguida, cada um deve comer os grãos de soja correspondente a sua idade, o que nem sempre é fácil. Nos templos os demônios vêem bem caracterizados, muito coloridos e feios. Tem também o "mame-maki", que é a distribuição da soja para o pessoal que comparece nos templos.
Outra tradição é comer nesse dia um enorme "makizushi" que é nada mais nada menos que um sushi maior que os padrões convencionais chamado "ehomaki". Esse sushi é recheado com sete ingredientes e deve ser comido inteiro, sem cortá-lo. Dizem que é para não interromper o fluxo da sorte. Ah!! Tem mais... precisa também ser consumido em completo silêncio e voltado para a direção da sorte, que muda todos os anos.
Eu até que gostaria de seguir todo esse ritual, mas sei que não será fácil. Primeiro porque terei que comer a quantidade de soja correspondente a minha idade, e acho que isso pode me causar indigestão ou na melhor das hipóteses uma bela prisão de ventre. Outra razão é que eu não sou muito fã de sushi, ainda mais do tamanho que vendem nessa época. E por último e talvez o mais importante, é que eu não sei para onde está a direção da sorte para o ano de 2012.
Mesmo assim, acho essa tradição bacana e divertida por isso irei comemorar, pelo menos, jogando as sojas para fora e tentando comer um "ehomaki" pequeno. Já a direção da sorte, para mim, será de todos os lados porque acredito muito no poder do pensamento.

Setsubun no Templo de Heian em Kyoto

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo