Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Shinji Okazaki do Leicester

29 mai 2016 às 07:05
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Esporte no Japão é uma coisa conflituosa. Existem muitos aficcionados, atletas e pessoas envolvidas. As grandes corporações possuem equipes competitivas de várias modalidades, e são os atletas dessas empresas que compõe a seleção nacional.
É uma mistura de profissional responsável com amadorismo puro. Nas categorias de base não é necessário ter formação específica em esportes. Qualquer pessoa bem relacionada com os "donos" das equipes podem virar treinador, preparador físico ou algum outro membro da Comissão Técnica.
Isso significa que um treinador de basquete, em tese, pode não saber muito do esporte que está ensinando, ou um professor de natação não saber nadar.
No futebol é comum o treinador não ter tido nenhum contato com a bola, até o momento que consegue uma colocação. Outros são voluntários na inúmeras escolinhas espalhadas pelo país. Muitos desses voluntários só querem sentir o clima diferente de um ambiente esportivo, ou possuem tempo de sobra nos finais de semana.
Eu não estou insinuando que isso é assim. Estou afirmando que é como funciona e esporte aqui no país.
Por isso, quando surge um atleta que se destaca, é necessário uma comemoração.
Recentemente o Leicester foi campeão da Premier League. Uma coisa espetacular levando em conta o poderio técnico e econômicos dos concorrentes.
Na equipe campeã depois de mais de um século, está o atacante Shinji Okazaki, que ninguém nunca ouviu falar, e que poucos viram jogar.
É um daqueles atacantes chatos, que não para de correr, que não desiste das jogadas. Não tem muita qualidade técnica, mas compensa essa lacuna com uma disposição fora do comum.
Jogando para o time, é que conseguiu um lugar entre os titulares. Fez poucos gols, é verdade, mas todos na equipe sabem da importância desse centro avante "grudento", imprevisível.
A imprevisibilidade é tanta, que os adversários ficam atrapalhados na hora de marcá-lo, e às vezes, o atleta consegue um gol nos moldes de Pelé.
Shinji Okazaki está servindo de exemplo para os jovens que vislumbram vencer no esporte, seja de que modalidade for. Sua vontade de ganhar os jogos, a persistência e humildade em reconhcer suas limitações, fizeram desse atleta o primeiro japonês a vencer uma Premier League, e ser reconhecido mundialmente pela sua utilidade na equipe.
A falta de grandes ídolos esportivos é um grande problema por esses lados. Sem nenhuma referência, as crianças ficam sem o "espelho" e perdem a motivação.
Agora, mesmo aquele menino com poucos recursos técnicos, pode ter a esperança de se tornar um atleta profissional consagrado.
E voces sabem, ter esperanças é fundamental para seguir em frente.

Melhores momentos de Okazaki

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade