Beirada nipônica

Tokyo, agora é a sua vez

06 set 2013 às 05:30

A empolgação em torno da candidatura de Tokyo para sediar as Olimpíadas de 2020 está a todo vapor. Os noticiários são diários e de hora em hora. Nunca vi tanta mobilização em torno de um evento esportivo. Nem quando o país sediou a Copa do Mundo em 2002 juntamente com a Coréia, vi tanto barulho.
Os japoneses acreditam que dessa vez a coisa saí. Os concorrentes são Istambul e Madrid, o resultado sai no domingo.
O lobby juntos aos membros do COI é grande e persistente. São 97 membros que precisam saber que o que aconteceu na usina nuclear de Fukushima já é coisa do passado. Que a irradiação está sob controle e que ainda o local é bem distante da capital japonesa.
Eu, particularmente, gostaria que as Olimpíadas fossem realizadas em Tokyo porque tenho a certeza de que a cidade possui infra-estrutura e a organização será de bom nível. A segurança, um dos itens mais importantes, pode ser melhor controlada porque o país é uma ilha. Atentados são mais difíceis, e se ocorrerem, as chances de encontrar os culpados é grande.
Torço também pela cidade por causa da minha mesquinhez, típicos de alguns humanos como eu. É que em 2020, meus filhos terão a chance de assistirem esse evento ao vivo, sem a necessidade de deslocarem-se para outro continente. É o egoísmo recalcado desse vos escreve.
Agora, que a cidade e o país estão empolgados não é mentira. A possibilidade dos jogos trazem esperanças para a população, e pela primeira vez, as pesquisas de opinião mostram que os representantes japoneses têm a confiança da população. Muitos acham até, que nunca o país foi tão bem representado e apresentado ao exterior. Na delegação que está em Buenos Aires, estão alguns atletas em atividade, veteranos medalhistas, apresentadores de TV e até o Sr. Kawabuchi que deu vida à J.League na presença de Pelé, Platini, Beckenbauer, Eusébio e cia.
O principais apresentadores falam inglês com fluência e outras o francês também, pois querem tentar derreter o coração do atual presidente do COI.
Agora vai.

Tokyo 2020


Continue lendo