Tanto no ambito regional como para quem quer cruzar o país, os trens são as melhores opções. O Japão possui uma incrível malha ferroviária e a atração maior entre as máquinas é sem dúvida o Trem Bala, chamado por aqui de Shinkansen. Os mais moderno é o N700 que atinge a velocidade de 300 km/h e liga Tóquio a Okayama, passando por Kyoto, Osaka e Kobe. Possui o conforto da classe executiva de um avião e tem primeira classe também. O tecnologia é tão perfeita, que mesmo correndo sobre trilhos, você coloca um copo com água sobre a mesinha da sua poltrona e não vê a água balançar.
Ouvi falar que o Shinkansem é um dos projetos brasileiros para as Olimpíadas de 2016. Não querendo ser pessimista, acho que até lá o Brasil não terá esse "avião sobre trilhos", simplesmente porque o projeto requer muito dinheiro, tecnologia, organização e mão de obra qualificadíssima. Coincidentemente, os primeiros shinkansens começarama circular em razão das Olimpíadas de Tóquio em 1960, quando o Japão começava a sair do atraso tecnológico e dos resquícios da guerra.
Isso quer dizer que estamos defasados 39 anos em relação à essa tecnologia. Então, você acha que o Brasil vai conseguir tirar essa diferença em seis anos?
São dezesseis vagões, cada um com um motor elétrico independente viajando como um Fórmula 1.
Veja a diferença entre o Série 700 e o N700, o mais novo da linha.