Estamos em plena Golden Week, é como os japoneses chamam esses dias de descanso prolongado. Todo mundo sabe que os nipônicos estão entre os que mais trabalham no mundo, e isso não é mentira, apesar de achar que eles ficam muito tempo depois do expediente fazendo nada. É também uma forma, desnecessária penso eu, de demostrar esforço e dedicação. Virtudes muito consideradas por esses lados.
A legislação trabalhista não permite férias de trinta dias como no Brasil, por isso, as pessoas aproveitam como podem os poucos feriados que existem.
Para muitos o Golden Week é uma semana inteira de folga. "Para muitos" não significa para todos, porque alguns trabalham normalmente como o pessoal da área de serviços, entretenimento e indústria, além das escolas que recebem seus alunos normalmente.
Feriado mesmo são quatro dias, mas quem tem condições, solicita a folga remunerada e completa à semana. Funciona assim: dia 29 de abril é o aniversário do Imperador da era Showa. Dia 3 de abril é o dia da constituição, dia 4 é o dia do verde e o dia 5 é o dia dos meninos. Aí o povo solicita folga por mais três dias e completam a semana.
O comentário por aqui é que este ano as viagens ao exterior aumentarão porque o poder de compra do japonês está maior. É aquele negócio da valorização do "yen".
Os trens balas e as estradas estão lotados e os especialistas dizem que o pico para o retorno acontecerá entre o dia 5 e seis de maio. Aí os congestionamentos chegam a 40 quilômetros nos autopistas e os aeroportos e estações ferroviárias ficam intransitáveis. É gente para todo lado, mas com uma carinha feliz por ter saído um pouco da rotina.
A outra oportunidade para uma semana inteira de descanso é somente no alto verão, chamado de feriados de Obon. Mas até lá ainda tem muito suor para derramar.
Golden Week - Feriado prolongado