Aqui a notícia é frequente, sai até nos noticiários da TV. Os idoso japoneses até por falta do que fazer, começaram a se envolverem em pequenos furtos. Roubam roupas e alimentos e devem estar se divertindo com isso. Lí uma matéria sobre o assunto no BBC-Brasl e achei interessante escrever.
O Japão possui cerca de 29 milhões de pessoas que já ultrapassaram 65 anos e os pesquisadores dizem que até 2050 quarenta por cento da população estará nessa faixa etária.
Com uma das sociedades mais igualitárias do mundo, parece que os velhinhos não estão roubando por necessidade. Querem é chamar a atenção para a solidão e desamparo emocional. Aposentados e sem nada de útil para fazerem, com tempo sobrando e a cabeça desocupada, só lhe restam "divertirem-se" com essas pequenas infrações.
Muitos desses senhores poderiam estar trabalhando normalmente se não fosse uma "discriminação invisível" e uma lei absurda que os afastam do trabalho após 60 anos. O resultado é que 27.362 aposentados foram para a cadeia por causa de furtos.
Aí, fiquei pensando com os meus botões. Será que a natureza humana é essa? Será que quando não temos nada para fazer e nos sentimos isolados da sociedade acabamos indo para o crime? Será que não importa a idade ou a experiência de vida para dicernirmos qual o melhor caminho. Será que essa é a natureza humana?
Questões para estudo e pesquisa.
A velhice pode ser boa.