Gato Caixeiro
(O livro está disponível para download gratuito no site www.educacaopatrimonial.com.br)
O terceiro livro infantil da série conduz personagem por novos pontos que resgataram identidade cultural e preservam a história da cidade
Personagem de literatura infantil que já percorreu pontos históricos de Londrina e a rota turística do café no Norte do Paraná, o Gato Caixeiro inicia o terceiro passeio por locais que representam a identidade cultural londrinense e estão inseridos na memória da cidade. No terceiro livro da série, os autores Leandro Henrique Magalhães e Ana Claudia Trevisan, professores da UniFil, conduzem "As Aventuras do Gato Caixeiro nos Museus de Londrina".
No sábado (26/07), às 16h30, o livro será lançado à comunidade no Museu Histórico Padre Carlos Weiss.
A série do Gato Caixeiro integra o projeto Educação Patrimonial, realizado desde 2005 com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O personagem simboliza um dos milhares de imigrantes que chegaram a Londrina na época da colonização. Circulando por diversos locais, ele conta a história e a importância desses ícones para a cidade. Em 2011, a Rua Sergipe e suas tradicionais construções foram o tema principal. Em 2012, o destaque ficou com o roteiro em fazendas e outros lugares mapeados pelo Sebrae, que remetem à relevância econômica e cultural da produção de café para o norte-paranaense.
Na sua mais recente aventura, o Gato Caixeiro passa pelos museus Histórico (antiga Estação Ferroviária), de Artes (antiga Rodoviária) o da Sociedade Rural do Paraná e o da Viação Garcia. Também vai ao Centro Cultural Lupércio Luppi, na região Norte da cidade, e passa por templos religiosos simbólicos com a Capela do Colégio Mãe de Deus, a Catedral Metropolitana e o Centro de Adoração da Igreja Presbiteriana Central (antiga sede da Acel). Numa publicação bem ilustrada pelo cartunista Sassá, o personagem insere informações históricas sobre os locais e a cidade.
"Sugerimos aos professores do ensino fundamental que trabalhem com as crianças o conteúdo dos três livros, porque assim estarão ensinando de forma lúdica e agradável alguns aspectos sobre o início de Londrina, a preservação e a importância cultural de alguns pontos e como estão presentes até hoje na vida da cidade. É o resgate da memória de maneira alegre e divertida", comenta Leandro Henrique Magalhães, doutor em História e professor da UniFil.