10/12/19
º/º
PUBLICIDADE
Marden Machado
Marden Machado
18/11/2019 - 00:47
Imprimir Comunicar erro mais opções


O cineasta argentino Juan José Campanella estava sem filmar em seu país desde 2009, quando ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro por O Segredo dos Seus Olhos. E a volta à terra natal não poderia ser melhor. A Grande Dama do Cinema, filme que marcou seu retorno após dez anos fora, faz homenagem à sétima arte. O roteiro, do próprio Campanella, escrito junto com Darren Kloomok, é baseado no roteiro de Los Muchachos de Antes No Usaban Arsénico, de Augusto Giustozzi e José A. Martínez Suárez. A trama gira em torno de quatro velhos amigos: uma atriz, Mara Ordaz (Graciela Borges); seu marido Pedro (Luís Brandoni), também ator; um roteirista, Martín (Marcos Mundstock) e um diretor, Norberto (Oscar Martínez). Eles vivem em uma antiga mansão nos arredores de Buenos Aires. A rotina do quarteto é quebrada com a chegada de um jovem casal que planeja comprar a casa. Campanella nos apresenta muito bem cada uma das personagens e isso nos permite uma empatia imediata. A partir daí, se estabelecem situações inesperadas conduzidas com maestria pelo diretor, tendo no veterano elenco um verdadeiro achado. A Grande Dama do Cinema faz uso da metalinguagem para nos revelar, gradativamente, as ações apresentadas. E o resultado que temos ao final é preciso e satisfatório.

A GRANDE DAMA DO CINEMA (El Cuento de las Comadrejas – Argentina 2019). Direção: Juan José Campanella. Elenco: Graciela Borges, Oscar Martínez, Luís Brandoni, Marcos Mundstock, Clara Lago, Nicolás Francella e Luz Cipriota. Duração: 129 minutos. Distribuição: Fênix Filmes.
COMENTE ESTE POST

 Caracteres restantes : 2000
Marden Machado
 
Escrevo, todos os dias, sobre um filme, complementando minha participação nos programas Light News (na rádio Transamérica Light FM - 95,1), na rádio CBN Curitiba (90,1 FM), no programa Caldo de Cultura (UFPR TV - canais 15 da NET, 71 da TVA ou via web no http://www.tv.ufpr.br/), e no canal http://www.youtube.com/cinemarden.



ARQUIVO
Mês
Ano
AVISO: Opiniões e informações contidas nos blogs hospedados nesta plataforma são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem os valores do Portal Bonde.
PUBLICIDADE