30/05/20
24º/LONDRINA
PUBLICIDADE
Marden Machado
Marden Machado
13/07/2019 - 00:57
Imprimir Comunicar erro mais opções


Em pouco mais de 30 anos de carreira, o americano Dick Powell se destacou mais como ator. No entanto, durante um período de seis anos, Powell dirigiu seis longas. A Raposa do Mar, de 1957, é o mais celebrado deles. Com roteiro de Wendell Mayes, adaptado do romance de D.A. Rayner, o filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, no Atlântico Sul. É lá que o Haynes, um contratorpedeiro americano, encontra um submarino alemão. De um lado, o Capitão Murrell (Robert Mitchum). Do outro, o Comandante Von Stolberg (Curd Jürgens). Não espere encontrar aqui aquele clássico jogo de gato e rato, tão comum em filmes que retratam confrontos em alto mar entre inimigos. Powell destaca em sua narrativa elementos bem mais complexos, pessoais, intensos e interessantes. Sem contar a agilidade da ação, concentrada num intervalo de 24 horas. A Raposa do Mar, apesar de utilizar um navio real, faz uso também de miniaturas e a integração entre os dois impressiona. Tanto que o filme foi premiado com o Oscar de efeitos especiais.

A RAPOSA DO MAR (The Enemy Below - EUA 1957). Direção: Dick Powell. Elenco: Robert Mitchum, Curd Jürgens, David Hedison, Theodore Bikel, Russell Collins, Kurt Kreuger e Frank Albertson. Duração: 98 minutos. Distribuição: Fox.
COMENTE ESTE POST

 Caracteres restantes : 2000
Marden Machado
 
Escrevo, todos os dias, sobre um filme, complementando minha participação nos programas Light News (na rádio Transamérica Light FM - 95,1), na rádio CBN Curitiba (90,1 FM), no programa Caldo de Cultura (UFPR TV - canais 15 da NET, 71 da TVA ou via web no http://www.tv.ufpr.br/), e no canal http://www.youtube.com/cinemarden.



ARQUIVO
Mês
Ano
AVISO: Opiniões e informações contidas nos blogs hospedados nesta plataforma são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem os valores do Portal Bonde.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
 
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados