29/09/20
°/°
Marden Machado
Marden Machado
06/08/2020 - 01:30
Imprimir Comunicar erro mais opções


Depois de dirigir seu olhar para um momento de sua infância, em Uma Família de Pernas Pro Ar, de 1994, o cineasta Spike Lee retoma seu discurso de debate da questão racial em Irmãos de Sangue, realizado no ano seguinte. O roteiro se baseia no livro homônimo escrito por Richard Price, também autor da adaptação junto com o diretor. A história se concentra na figura de Strike (Mekhi Phifer), um jovem traficante de drogas que trabalha para Rodney Little (Delroy Lindo). Nesse contexto violento, Victor (Isaiah Washington), irmão de Strike, assume um crime e é preso. O detetive Rocco (Harvey Keitel) percebe que há algo errado naquela confissão e insiste em descobrir a verdade. Irmãos de Sangue foi produzido por Martin Scorsese, que inicialmente seria o diretor. No entanto, ele decidiu dirigir Cassino e convidou Spike Lee para assumir a direção do projeto. Este fez alguns ajustes no roteiro e tirou o protagonismo de Rocco e o transferiu para Strike. No final, a crítica social e a flagrante desigualmente racial se fazem presentes aqui. Porém, sem o mesmo impacto de trabalhos anteriores do cineasta. Ainda assim, a mensagem é passada de maneira contundente.

IRMÃOS DE SANGUE (Clockers – EUA 1995). Direção: Spike Lee. Elenco: Harvey Keitel, John Turturro, Delroy Lindo, Mekhi Phifer, Isaiah Washington, Regina Taylor, Keith David, Peewee Love e Michael Imperioli. Duração: 128 minutos. Distribuição: Universal.
COMENTE ESTE POST

 Caracteres restantes : 2000
Marden Machado
 
Escrevo, todos os dias, sobre um filme, complementando minha participação nos programas Light News (na rádio Transamérica Light FM - 95,1), na rádio CBN Curitiba (90,1 FM), no programa Caldo de Cultura (UFPR TV - canais 15 da NET, 71 da TVA ou via web no http://www.tv.ufpr.br/), e no canal http://www.youtube.com/cinemarden.



ARQUIVO
Mês
Ano
AVISO: Opiniões e informações contidas nos blogs hospedados nesta plataforma são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem os valores do Portal Bonde.
 
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados