Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Segredos de Liquidificador: cooktops e panelas de barro

29 jul 2016 às 10:18
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Olá, pessoal!
Tudo bem?
O post de hoje inaugura uma nova seção do blog (ao lado das receitas e das resenhas)!
"Segredos de Liquidificador" (a denominação foi sugestão do Guarabyra, a quem agradecemos e conferimos os créditos) vai se dedicar a dar dicas interessantes para quem gosta do universo gastronômico! Aqui, vamos falar de técnicas, ingredientes e tudo mais!

Para iniciar, vamos falar um pouquinho sobre cooktops e panelas de barro!
Pois então: você sabia que não pode usar qualquer tipo de panela, indistintamente, no seu cooktop?
Eu também não sabia, até bem recentemente, quando estava preparando essa bela peixada aí!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



No meio do preparo, com um estouro, o vidro do cooktop se estilhaçou inteiro, e espalhou cacos por uma área bastante considerável!
Por sorte, a Laura (minha filhinha, de sete meses) não estava muito perto do fogão naquele momento!

Leia mais:

Imagem de destaque

Macarrão com Shimeji e Ervilha

Imagem de destaque

Caipirinha

Imagem de destaque

Sunomono

Imagem de destaque

Tender ao Molho de Laranja




A minha primeira reação foi ficar bem bravo com a fábrica - no caso, a Tramontina!
Aproveitando que aqui em Londrina tem uma loja da Tramontina, já no dia seguinte, no início da manhã, eu estava lá para tentar verificar a possibilidade de trocar apenas o vidro, e também para tentar entender o que tinha acontecido.


Para minha surpresa, quando bati o olho no primeiro cooktop em exposição já vi esse adesivo, que avisa que as panelas de barro não são permitidas para esse tipo de fogão, dessa marca, pelo menos.

Publicidade



O que acontece é que a panela de barro demora muito para aquecer, e enquanto isso o vidro temperado fica superaquecido e acaba não resistindo a temperatura. Você pode até conseguir usar a panela de barro (ou outra panela refratária, como a de pedra sabão, por exemplo) uma ou outra vez; mas existe uma chance muito grande de acabar dando problema.


Aliás, há estatísticas segundo as quais algo em torno de 98% dos problemas com vidros de cooktops seriam devidos à utilização de panelas inadequadas, vai vendo!


E vale a pena mencionar que é importante você procurar dar uma olhada no manual de instruções do seu próprio cooktop. Hoje em dia é fácil encontrar esses manuais pela internet, e as orientações variam consideravelmente de uma marca para outra (inclusive a respeito das panelas que podem ser utilizadas)!

Publicidade


Eu também acabei descobrindo que, no caso do meu próprio cooktop, é possível trocar só o vidro, mas que isso, na maior parte das vezes, demora, e representa uma diferença tão pequena de preço para um novo que acaba não compensando, dá para acreditar?


Pois é!

Publicidade


Neste caso, o meu prejuízo pessoal foi de mais de R$ 500,00; e eu ainda precisei ficar feliz por ter aprendido essa lição sem que ninguém em casa se machucasse - e também sem que a minha panela de barro, de Goiás, presente de uma grande amiga, sofresse qualquer avaria!


A panela vai continuar garantindo boas peixadas; mas, nas próximas vezes, ela vai é para o fogão comum lá do fundo, mesmo!


Espero que o post seja útil para evitar que outras pessoas tomem o mesmo susto que eu tomei!
E vamos que vamos!
Para ver nossas receitas e resenhas, dê uma olhada no nosso índice, e também curta nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades que trazemos para cá, além de outras notícias e curiosidades que compartilhamos apenas por lá mesmo!
E estejam todos sempre convidados a participar!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade