"Jaguar: o Rei das Américas", livro inédito que reúne pela primeira vez os aspectos biológicos e antropológicos sobre o mais possante e imponente animal das Américas, será lançado no dia 6 de dezembro, às 19 horas, na Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista (preço de capa: 89,00, Editora Metalivros). Com texto bilíngue (inglês ao final) do pesquisador Evaristo Eduardo de Miranda e da jornalista Liana John, a obra trata sobre o jaguar ou onça-pintada.
O livro divide-se em duas partes: a biologia e a ecologia da espécie, com texto de Evaristo, e os mitos e os significados culturais, de Liana John.
Casos de encontro entre o homem e a fera são contados no livro. Como o do padre austríaco Antonio Sepp (1655-1733), até recentes, como do o agricultor amazônico Ivanildo Reis, 28 anos, que virou mito em março de 2010, quando venceu a onça num corpo-a-corpo, com ajuda de oito cães.
Os autores alertam para a urgência de conservação da espécie em seu habitat, já reduzido à metade do império iniciado há cerca de 10 mil anos: hoje a onça-pintada se espalha por 9 milhões de km², sendo 50% dessa área no Brasil.