Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bebê nascido em barriga de aluguel é registrado pela mãe

17 out 2012 às 14:54

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A juíza Vânia Jorge da Silva, da 6ª Vara de Família Sucessões e Cível de Goiânia, autorizou uma mulher a registrar como sua filha criança gerada na barriga da tia.


Ela não podia engravidar, mas por métodos de reprodução assistida, conseguiu realizar o sonho de ser mãe quando sua cunhada concordou em emprestar seu útero. No entanto, na certidão de nascido vivo da menina, fornecida pelo Hospital Goiânia Leste, consta o nome da tia como parturiente, o que impedia os pais de a registrarem em seu nome no cartório de registro civil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque

STJ entende pela validade de cláusulas contratuais de não concorrência

Imagem de destaque

Empresa comprova embriaguez em acidente que matou trabalhador

Imagem de destaque

Sistema financeiro brasileiro esteriliza os recursos do país

Imagem de destaque

Jamais zombe de uma decisão judicial...


Para a magistrada, apesar de não ter nenhuma legislação genérica ou específica sobre o assunto, existem normas de caráter administrativo e ético sobre o empréstimo de útero, que foram cumpridas integralmente pelos envolvidos no processo. De acordo com a Resolução 1.957/2010, do Conselho Federal de Medicina, a reprodução assistida pode ocorrer em casos de problemas médicos, a doadora deve pertencer à família, num parentesco até o segundo grau e não haver qualquer vinculação mercantilista.


"Constata-se que, diante da evolução científica e progresso da medicina, o casal requerente viu a possibilidade de realizar o desejo de ter um filho próprio, utilizando-se de empréstimo de útero alheio. A doadora, por seu turno, voluntária e altruisticamente concordou, ciente de que a criança não perderia o vínculo com seus pais biológicos", observou Vânia.

Autor: Aline Leonardo - Centro de Comunicação Social do TJGO


Mais informações: www.nobrecorrea.adv.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo