Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Dispensa discriminatória de funcionário doente gera indenização

26 fev 2014 às 21:43
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A dispensa de funcionário por razão do afastamento para tratamento de saúde gera indenização por dano moral. Assim decidiu o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região ao condenar um empregador no valor de R$ 3 mil.

O empregado alegou que ficou afastado do trabalho por três dias, em razão de dores nas costas, tendo recebido ainda mais dois dias abonados pelo empregador após o afastamento. No entanto, assim que retornou ao trabalho foi dispensado sem justa causa. Para ele, a atitude da empresa não passou de uma "dispensa discriminatória, em razão das dores sofridas, tendo em vista que para seu lugar foi contratado outro trabalhador".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O relator do acórdão afirmou que a decisão de primeira instância acertou ao entender como "incontroverso que a dispensa ocorreu em razão do afastamento para tratamento de saúde" e, também, pelo fato de que para o lugar do reclamante foi contratado outro trabalhador.

Leia mais:

Imagem de destaque

STJ entende pela validade de cláusulas contratuais de não concorrência

Imagem de destaque

Empresa comprova embriaguez em acidente que matou trabalhador

Imagem de destaque

Sistema financeiro brasileiro esteriliza os recursos do país

Imagem de destaque

Jamais zombe de uma decisão judicial...

O colegiado disse ainda que o empregado exerceu o direito à saúde, constitucionalmente assegurado, tendo justificado sua falta ao empregador, e concluiu que está comprovada a existência dos elementos caracterizadores da responsabilidade civil do empregador, uma vez que "a conduta praticada exorbitou os limites de seu poder diretivo, atingindo a dignidade da pessoa humana do trabalhador, e ofendendo a reputação profissional do trabalhador". As informações são do portal Consultor Jurídico.


Acesse: www.ncc.adv.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade