Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

"É pelo corpo que se reconhece a verdadeira negra"

08 nov 2013 às 15:14
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Três mulheres que processaram a cervejaria Devassa por conta de uma propaganda supostamente discriminatória perderam a ação na Justiça. As capixabas se queixavam que a propaganda ilustra uma mulher negra como objeto sexual, desrespeitando, assim, toda a população afrodescendente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O advogado da distribuidora da cerveja Devassa no Espírito Santo afirmou que as campanhas publicitárias realizadas pela cerveja já haviam trabalhado com mulheres loiras, morenas e ruivas. Declarou, também, que essas campanhas "buscam objetivar aos consumidores o ambiente de lazer que a bebida tem".

Leia mais:

Imagem de destaque

STJ entende pela validade de cláusulas contratuais de não concorrência

Imagem de destaque

Empresa comprova embriaguez em acidente que matou trabalhador

Imagem de destaque

Sistema financeiro brasileiro esteriliza os recursos do país

Imagem de destaque

Jamais zombe de uma decisão judicial...


A princípio, elas pleitearam uma indenização de R$ 60 mil reais para cada, mas a Justiça reconheceu que não houve discriminação, pelo que a ação foi julgada improcedente. Dessa forma, as capixabas foram condenadas a pagar R$ 2 mil reais de custas e despesas processuais, além dos honorários de sucumbência para os advogados da parte adversa.

Na sentença, o juiz Carlos Alexandre Gutmann afirmou que "é notório que no Brasil as propagandas de cerveja são conhecidas pela sua originalidade e criatividade, ainda que possam ser consideradas jocosas. No caso em análise não se percebe nenhuma mácula na imagem da mulher negra. Pelo contrário, a propaganda realmente é irreverente e a ideia é causar um impacto com humor, com o objetivo, certamente, de provocar comentário, chamar a atenção do consumidor. Se alguma conclusão pode ser tirada a respeito, é exatamente o elogio ao corpo da mulher". As informações são do jornal Gazeta Online.


Acesse: www.ncc.adv.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade