Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A filosofia é perigosa?

23 fev 2010 às 18:27

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Karl Jaspers (1883/1969), em seu livro: Introdução ao pensamento filosófico fala que algumas pessoas acham a filosofia demasiado complexa e proclamam que a filosofia está além de seu alcance.

Ele continua afirmando: "A filosofia é perigosa. Se eu a compreendesse, teria de alterar minha vida. Adquiriria outro estado de espírito, veria as coisas com uma claridade insólita, teria de rever meus juízos. Melhor é não pensar filosoficamente."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Jaspers responsabilizava aos políticos que descuidavam a verdadeira educação do povo: "Muitos políticos vêem facilitado seu nefasto trabalho pela ausência da filosofia. Massas e funcionários são mais fáceis de manipular quando não pensam, mas tão somente usam de uma inteligência de rebanho."

Leia mais:

Imagem de destaque

Carmem Dell'Orefice e a magia do tempo - Crônica de Isabel Furini

Imagem de destaque

Dia da Consciência Negra - Crônica de Flavio Madalosso Vieira Neto

Imagem de destaque

Amo Joanita (Crônica de Isabel Furini)

Imagem de destaque

Ontem ganhei o dia (Crônica de Marli Boldori)


Filosofia em sala de aula significa que os alunos aprenderão além de matemáticas, línguas e ciência, a arte de pensar. E é muito difícil manipular um pensador. Fácil é manipular uma pessoa que segue a opinião dos outros. Para Jaspers isso assusta. A filosofia é perigosa.


Sabemos que é exatamente o contrário existe uma filosofia pacifista, existe uma filosofia que ensina os homens a serem fraternos. Mas filosofia torna o homem consciente e um homem consciente é difícil de manipular.

Finalizaremos o asunto com outra frase de Karl Jaspers: A filosofia aspira à verdade total.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo