Karl Jaspers (1883/1969), em seu livro: Introdução ao pensamento filosófico fala que algumas pessoas acham a filosofia demasiado complexa e proclamam que a filosofia está além de seu alcance.
Ele continua afirmando: "A filosofia é perigosa. Se eu a compreendesse, teria de alterar minha vida. Adquiriria outro estado de espírito, veria as coisas com uma claridade insólita, teria de rever meus juízos. Melhor é não pensar filosoficamente."
Jaspers responsabilizava aos políticos que descuidavam a verdadeira educação do povo: "Muitos políticos vêem facilitado seu nefasto trabalho pela ausência da filosofia. Massas e funcionários são mais fáceis de manipular quando não pensam, mas tão somente usam de uma inteligência de rebanho."
Filosofia em sala de aula significa que os alunos aprenderão além de matemáticas, línguas e ciência, a arte de pensar. E é muito difícil manipular um pensador. Fácil é manipular uma pessoa que segue a opinião dos outros. Para Jaspers isso assusta. A filosofia é perigosa.
Sabemos que é exatamente o contrário existe uma filosofia pacifista, existe uma filosofia que ensina os homens a serem fraternos. Mas filosofia torna o homem consciente e um homem consciente é difícil de manipular.
Finalizaremos o asunto com outra frase de Karl Jaspers: A filosofia aspira à verdade total.