Pesquisar

Canais

Serviços

Rosas vermelhas simbolizam amor. - Isabel Furini
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

CASAMENTO: PARAÍSO OU INFERNO???

31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Entraram na sala de aulas de mãos dadas, olhando-se incansavelmente, com olhos sonhadores como um poeta que observa estrelas distantes. Sentaram na última fileira. Ele me dissera, três anos atrás que era casado fazia mais de 20 anos.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Curiosa, fiquei observando-os enquanto ministrava aulas de oratória. Pareciam um par de andorinhas que iriam fazer juntos o ninho. Ora se olhavam carinhosamente, ora ele mordia o dedinho dela, ora ela acariciava o rosto, a barba ou os cabelos curtos do homem. Uma coisa eu sabia, casal antigo não se comporta assim. Até Nero agradeceu a Sêneca por ter-lhe ensinado a arte da retórica, enfatizei enquanto pensava: Essa não é a esposa dele. Não é, não...

Continua depois da publicidade


Uma gaúcha, muito minha amiga, sempre diz que um casamento tem quatro fases: Primeiro, é fase da paixão. É o encontro, o descobrimento do outro, o amor, o sexo a qualquer hora e em qualquer lugar. O segundo momento é mais controlado. Demonstrações de afeto e sexo só no quarto, depois que as crianças dormem.


No terceiro momento, sexo só no corredor. Quando ambos se encontram, olham-se com rostos de ódio e um diz para o outro Vai para... Depois vêm o quarto momento, o divórcio. Eu estava na fase do divórcio e meu olhar perspicaz dizia que eles estavam na primeira fase, na fase da paixão.


No horário do descanso, aproximei-me e fiquei falando com o casal. Ele comentou que, dois anos atrás, havia-se separado da esposa e que no sábado completariam seis meses de namoro. Depois, olhando a moça com a paixão de um bêbado diante de uma garrafa de cachaça, acrescentou, que essa mesma semana haviam começado o noivado e já estavam planejando morar juntos. Tive que controlar-me para não gritar: "Eu sabia que essa não era a esposa... eu sabia..." Sorri de maneira educada e os parabenizei, desejando-lhes sorte. Interiormente parabenizei a mim mesma por ser tão certeira em minhas deduções.

Continua depois da publicidade


Acontece que casamento também tem data de validade e os anos vão passando e o fogo torna-se cinza... Como comenta Fernanda, uma amiga que é psicóloga, e orienta casais: Com os anos, morre o amor e só fica o apego... Fiquei me questionando: Será que eles vão casar e vão manter o fogo do amor por 20 anos? Mistério. Só o tempo poderá dizer o que acontecerá. Por algo Cronos, o deus do tempo dos gregos, era representado por uma foice. Ele era o grande destruidor.


Não falei nada para eles, não queria parecer antipática; afinal o casamento é uma única instituição onde os que estão fora querem entrar e os que estão dentro querem sair.


Isabel Furini
Isabel Furini - Rosas vermelhas simbolizam amor.
Rosas vermelhas simbolizam amor.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade