Biografar não exige só pesquisar sobre a vida a uma pessoa, mas escrever com fluência, técnica e estilo. Uma biografia é um trabalho que deve falar sobre uma pessoa e seus feitos de maneira organizada. Quando a biografia é de pessoas famosas percebemos não só a riqueza dos detalhes, mas também o destaque que recebem assunto polêmicos. Uma estrela de cinema teve vários amantes? Em geral, o forte da biografia não é contar detalhes sobre os papéis que realizou, mas seus amores enquanto era determinado filme estava em andamento.
A maioria das pessoas que procura o curso Biografia e Autobiografia que ministramos no Solar do Rosário, em Curitiba, para contar a sua própria história ou para escrever sobre algum familiar. Histórias familiares são escolhidas pela maioria, mas não é porque a decisão foi falar do pai, da mãe, dos avôs ou tataravôs que o trabalho é mais fácil. Uma biografia exige muito cuidado na escolha dos dados e na maneira que serão apresentados.
Um pequeno guia pode ajudar aqueles que são iniciantes. Vamos organizar o trabalho em cinco passos?
Passo um: Veja os dados básicos como data e local de nascimento; os dados da família, nomes dos pais, a profissão deles, dos avôs, nomes dos irmãos.
Passo dois: Os locais onde estudou, se conseguir dados dos professores, colegas de estudo. Fatos interessantes da vida e da adolescência. Teve algum colega que hoje é famoso?
Passo três: Formação profissional, locais onde trabalhou, cargo, fatos dignos de menção.
Passo quatro: Analise o temperamento, preferências, gostos, valores morais, filosófico e religiosos do biografado.
Passo cinco: Pesquise todos os detalhes da vida do biografado. Namoros, casamento, filhos, relação com os colegas de trabalho, com os vizinhos, atividades sociais e filantrópicas - quanto mais dados conseguir mais chances terá de realiza rum bom trabalho. Lembre-se de destacar as mudanças na vida do biografado, as causa e consequência de dita mudança.
Uma biografia precisa também de uma maneira agradável de escrever os fatos. O biógrafo deve unir dois elementos: a pesquisa rigorosa do historiador e a escrita cativante do literato. Uma biografia não precisa ter aspecto de relatório. Pode ser um texto interessante que agrade os leitores.
Isabel Furini é escritora.
O próximo curso de Biografia e Autobiografia será ministrado em 10, 11 e 12 de fevereiro, no Solar do Rosário, Curitiba, fone (41) 3225-6232.