Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Como escrever livros infantis? Conheça 5 ganchos literários

22 jun 2015 às 12:27
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O que chama a atenção de uma criança? Por que ela fala para os pais, avós ou tios de seu desejo de ler um determinado livro? Pois bem, muitos fatores interferem na leitura de um livro infantil, entre eles, a capa, a história, a habilidade do escritor.

1º) CAPA: Um dos ganchos para chamar a atenção das crianças depende da capacidade do ilustrador, pois é a capa. O livro infantil precisa de ilustrações que chamem a atenção das crianças. E até adultos gostam de ilustrações, desenhos e lindas capas. Para comprovar isso é suficiente olhar as capas da lista dos mais vendidos, a maioria são muito bem elaboradas.
As editoras enfatizam que para um livro infantil é necessário tanto um bom escritor quanto um bom ilustrador.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


2º) TÍTULO: Outro gancho importe é o título. Títulos bem escolhidos aumentam as chances de venda. Por exemplo, quem não amou títulos como: Diário de um Banana de Jeff Kinney, Bisa Bia, Bisa Bel de Ana Maria Machado? Por que só as Princesas se Dão Bem? De Thalita Rebouças, O Coelhinho que Não Era de Páscoa de Ruth Rocha,.

Leia mais:

Imagem de destaque

Sem dúvidas - Conto de Graciela Pucci

Imagem de destaque

As coxas de Hermínia (Conto de Wanderlino Teixeira Leite Netto)

Imagem de destaque

A outra casa - Miniconto de Araceli Otamendi

Imagem de destaque

Livro e exposição As Lavadeiras na Biblioteca Pública de Londrina


3º) ENREDO: E não podemos esquecer de um gancho importantíssimo: um bom enredo. Um enredo que desperte o interesse da criança. Um bom livro infantil tem diversão e emoção.

Publicidade


4º) LINGUAGEM. Um livro escrito com a linguagem que as crianças gostam tem chances de agradar. Linguagem sofisticada é bom para livros de adultos, mas para livros infantis a linguagem precisa ser clara, familiar, divertida.


5º) PERSONAGENS MARCANTES: Quem não lembra da "Turma da Mónica"? Do Harry Potter? Do Pinóquio? Da Cinderela? Personagens marcantes conseguem leitores cativos. É tanto o interesse que o personagem desperta que os pequenos leitores se sentem parte da história.


Texto de Isabel Furini



Para falar desses e outros assuntos relacionados com o livro infantil será realizada a partir de 07 de julho, no Solar do Rosário, Curitiba, Fone (41) 3225-6232, a oficina COMO ESCREVER LIVROS PARA CRIANÇAS – para adultos que desejam ser autores de livros infantis.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade