Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Como Publicar um livro? Jorge Viveiros da editora 7Letras

21 jun 2010 às 18:19

Compartilhar notícia

Jorge Viveiros - à esquerda o poeta Heitor Ferraz - Foto enviada pelo entrevistado
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitos autores desejam publicar livros. Mas, qual é o ponto de vista do editor? Realizamos algumas entrevistas com o intuito de revelar um pouco do trabalho dos editores.

Nosso primeiro entrevistado é Jorge Viveiros, dono da editora 7Letras, com sede no Rio de Janeiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A 7Letras iniciou suas atividades em 1994. Já lançou mais de 700 títulos no mercado. O editor, Jorge Viveiros, é também jornalista e escritor. É autor dos livros "De todas as únicas maneiras" (1a ed. Diadorim,1993) e "O melhor time do mundo" (Cosac Naify, 2006, 3º lugar no prêmio Jabuti 2007, na categoria "juvenil").

Leia mais:

Imagem de destaque

Carmem Dell'Orefice e a magia do tempo - Crônica de Isabel Furini

Imagem de destaque

Dia da Consciência Negra - Crônica de Flavio Madalosso Vieira Neto

Imagem de destaque

Amo Joanita (Crônica de Isabel Furini)

Imagem de destaque

Ontem ganhei o dia (Crônica de Marli Boldori)


Viveiros faz questão de realizar uma leitura crítica das obras que recebe. A 7Letras recebe aproximadamente 200 originais por mês - contos, poemas, crônicas, romances – e são escolhidos os melhores para publicação. O projeto e a tiragem de cada livro são definidos caso a caso.

Publicidade


Quais são as exigências para publicar um livro?
Não há nenhuma exigência, procuramos selecionar os melhores originais de acordo com a qualidade dos textos. Por mais subjetivos que possam ser os critérios de avaliação observamos também todos aqueles elementos objetivos que podem definir um bom texto - do conteúdo à forma, da linguagem ao estilo, da métrica à rima, do vocabulário à ortografia...



Alguns falam que poesia tem mais autores que leitores, mas a editora 7Letras também edita poesia. Qual é a resposta dos leitores? É verdade que livro de poesia tem tendência a ficar encalhado nas prateleiras das livrarias?

Publicidade


De fato a poesia não é um gênero muito comercial, o que não quer dizer muito em relação ao valor literário de uma obra. Esperamos que nossos livros possam chegar sempre ao maior número de leitores possível.


O Conselho Editorial se reúne para aprovar os livros que serão editados?
Sim, temos reuniões semanais para a seleção dos títulos.

Publicidade


Vocês ficam atentos aos erros ortográficos?
Às vezes a própria mensagem por ocasião do envio de um original já vem com erros de ortografia... claro que isso não ajuda na avaliação, mas procuramos ficar abertos e atentos para selecionar os melhores textos que recebemos,mesmo que depois seja necessária uma boa revisão".


Fale um pouco dos próximos lançamentos.

Temos no prelo um romance/novela de autor gaúcho ("A volta", de Ítalo Ogliari) de quem já publicamos outro livro ("Um sete um"), uma obra autobiográfica do poeta Chacal, e um livro póstumo, inédito, de Tite de Lemos (poeta falecido em 1989) entre outros.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo