Fala-se que a função do cronista é alquímica.
Ele vê um idoso gritando na rua, desesperado porque alguém roubou o celular que ganhou no Natal ou no aniversário. Celular com recursos de câmera digital, câmera de vídeo de alta velocidade, reconhecimento de escrita e edição, gravador de voz e vídeo, e outros recursos tão avançados que os idosos nunca usam, nem sabem de sua existência.
O cronista decide que é um bom assunto para uma crônica. Ele quer frases de impacto. É perigoso falar ao celular na rua se você é um idoso. Ele continua caminhando e pensando, mas crianças também podem ser facilmente atacadas, na realidade qualquer pessoa pode ser roubada.
Ou seja, fatos cotidianos podem inspirar crônicas interessantes.
OFICINA DE CRÔNICA
Data: Dias 19, 20 e 21 de Fevereiro de 2013
Horário: Das 17h às 19h30.
Local: Solar do Rosário, rua Duque de Caxias, 04, Centro Histórico. Curitiba.
Fone: (41) 3225-6232.
PÚBLICO ALVO
Todas as pessoas que desejam escrever as histórias escondidas na mente. Aos que desejam explorar a escrita e conhecer os fundamentos da crônica.
METODOLOGIA
. Estudos.
. Leitura, análise e discussão de crônicas
. Exercícios de escrita.
. Leitura dos textos escritos na oficina.
PROGRAMA
I.- a) Estudos: A crônica. Estrutura e modalidades. O escritor como receptor e emissor. O baú da mente. Como explorar palavras, situações e imagens para aumentar a criatividade?
b) Leitura de uma crônica de autor consagrado com análise e debate.
c) Exercício: escrever uma crônica baseado em imagens.
d) Leitura dos textos escritos na oficina.
II.Estudos: Ponto de vista. Construção de personagem. Construção de personagens: retrato, ações e diálogos na crônica.
b) Leitura de uma crônica de autor consagrado. Análise e debate.
c) Exercício: escrever baseado em vivências.
d) Leitura dos textos escritos na oficina.
III.Estudos: A crônica como gênero ágil, divertido e questionador. A mensagem. Modalidades. A crônica como espelho do mundo.
b) Leitura de uma crônica de autor consagrado. Análise e debate.
c) Exercício: escrever baseado em vivências.
d) Leitura dos textos escritos na oficina.
Professora: ISABEL FURINI - Autora de "Eu quero ser escritor - A crônica".