30/11/20
PUBLICIDADE
Isabel Furini
Isabel Furini
22/10/2020 - 19:48
Imprimir Comunicar erro mais opções
Participar de uma entrevista é uma prática formal de promover o diálogo, em um contexto de informação e entretenimento. O entrevistado e o entrevistador devem conduzir a conversação utilizando uma linguagem simples, entretanto, a exceções onde se emprega um discurso com formalidade e cientificidade.
Entre entrevistado e entrevistador é de suma importância a construção de limites dentre o que fala e o que instiga a fala, um respeitando a diferença e a opinião do outro, deixando visível para o espectador/leitor a cordialidade de um para com o outro.
Não esqueçamos a coerência e a coesão, fatores essenciais na estruturação de qualquer conversação escrita ou falada. Estes fatores promovem a credibilidade e o enriquecimento de qualquer tema proposto.
O entrevistador deve conduzir o bate-papo com propriedade, pesquisando anteriormente sobre o seu entrevistado, codificando suas ideias, buscas, objetivos, conquistas, polêmicas etc. O entrevistado de comentar com clareza as suas elucidações, informar com concisão o tema abordado, tendo por objetivo fomentar no outro aquilo que brilha positivamente em si.
Quando participamos de uma entrevista, além da nossa "verdade”, é imperativo se colocar no lugar do ouvinte/leitor. O lugar de fala, também é lugar do ouvinte; o que estou falando soa positivamente aos múltiplos ouvidos, qual é a realidade cultural, geográfica, psicológica da plateia/leitor. Nunca esqueça o foco principal da entrevista não é polemizar e sim declarar, informar sobre um ou vários assuntos.
No decorrer desta breve reflexão, buscamos de forma pragmática, destacar pontos facilitadores na construção de uma entrevista, porém, a dica principal para sermos bem sucedidos ao expor as nossas palavras é simplesmente dizer a "verdade”, sempre se colocando no lugar do ouvinte.

Dhiogo J. Caetano

COMENTE ESTE POST

 Caracteres restantes : 2000
Isabel Furini
 
Isabel Furini, escritora e educadora. Recebeu prêmios em concursos de poesia e de contos. Publicou 15 livros, entre eles: Mensagens das Flores e Ele e outros contos. Também escreve para o público infanto-juvenil. É autora da coleção "Corujinha e os Filósofos" da Editora Bolsa Nacional do Livro de Curitiba.



ARQUIVO
Mês
Ano
AVISO: Opiniões e informações contidas nos blogs hospedados nesta plataforma são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem os valores do Portal Bonde.
PUBLICIDADE
 
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados