Falando de Literatura

Evento onnline: Escritores Luiz Ruffato e Roberto Nicolato

23 abr 2021 às 13:19

O consagrado escritor mineiro Luiz Ruffato é o convidado do evento online "Conversa Entre Escritores”, Live de encerramento o Ciclo de Lançamentos de "Pacto”, em 24 de abril, às 17 horas.

Luiz Ruffato (vencedor de dois prêmios APCA, dois Jabuti, Machado de Assis da Biblioteca Nacional, Casa de las Américas/Cuba e Prêmio Internacional Hermann Hesse/Alemanha). A Live, a se realizar dia 24/4 a partir das 17 horas no instagram @nicolatoroberto, encerra o Ciclo de Eventos de Lançamento de "Pacto", quarto livro de Roberto Nicolato, que tem o Prefácio assinado por Luiz Ruffato.


"Pacto" foi publicado dentro do concorrido Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e do Ministério do Turismo, com apoio da Lei Aldir Blanc.


O livro, publicado em versão eBook, pode ser baixado gratuitamente no seguinte link: linktr.ee/nicolatoroberto


"Um grande livro de um grande autor!” É assim que o mundialmente consagrado escritor mineiro Luiz Ruffato, um dos mais respeitados nomes da literatura brasileira contemporânea, define "Pacto” no Prefácio que assina da obra, quarto livro e terceiro romance de ficção do jornalista e escritor Roberto Nicolato. Amplo domínio de técnicas narrativas, investigação formal, primorosa recriação de ambiente e de linguagem, rápidas e eficazes mudanças de foco narrativo, construção de personagens fascinantes e empáticos são características da escritura de Roberto Nicolato que Luiz Ruffato ressalta em seu texto de apresentação na obra, em uma história que combina com primor história, no período da Ditadura Militar, e o Brasil contemporâneo com reflexões profundas e, ao mesmo tempo, fluidas sobre sociedade, ideologias, a luta das mulheres em meio a uma sociedade predominantemente machista, independência, amizade e relações humanas.


"Trata-se de um ajuste de contas com o passado, não só dos personagens principais – Júlio, Anna e Gabriel –, mas da história do Brasil, algo que, aliás, só as grandes narrativas conseguem, essa ultrapassagem do individual para o coletivo”, escreve Luiz Ruffato sobre "Pacto” em sua Apresentação.


O consagrado escritor mineiro é o convidado de Roberto Nicolato para o evento online "Conversa Entre Escritores”, em 24 de abril, a partir das 17 horas, pelo instagram @nicolatoroberto. A Live com Luiz Ruffato encerra o Ciclo de Eventos Online de Lançamento de "Pacto”, iniciados em 28 de março.


Pacto (Sinopse)


O último ano da universidade chegou e os estudantes Júlio, Anna e Gabriel sentem o peso da despedida. Estamos no final dos anos 70 e o país vive momentos difíceis, devido à repressão e à censura. Para piorar, os estudantes se deparam com o estranho e enigmático desaparecimento de um amigo ativista. É tempo de grandes paixões, transgressões e companheirismo. Num velho casarão, eles decidem fazer um pacto: se encontrarem 30 anos depois, na passagem do milênio, na Praia de Copacabana. O reencontro é marcado não apenas pelo sentimento de amizade, mas também por ressentimentos e novas descobertas... Terceiro romance do escritor mineiro Roberto Nicolato, radicado em Curitiba, Pacto traça o retrato de uma geração de jovens aguerridos e constitui-se num libelo em favor dos ideais de liberdade e democracia



Roberto Nicolato na fotografia de Kraw Penas


SERVIÇO:


Evento Online "Pacto”:
Conversa Entre Escritores com Luiz Ruffato e Roberto Nicolato
Quando: 24/4
Horário: 17 horas

Onde: instagram@nicolatoroberto


Continue lendo