Notícia enviada por Juliana Tavares da Assessoria de Imprensa: Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação. CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO
Presença em Frankfurt revela potencial de internacionalização do mercado editorial brasileiro.
Editoras inscritas no Projeto Brazilian Publishers negociaram mais de US$ 305 mil na maior feira de livros do planeta
Principal evento do setor editorial do planeta, a Feira de Livro de Frankfurt terminou no último final de semana com um balanço positivo para mercado brasileiro. Com 52 editoras presentes e 246 m2 de área, o estande do Brasil, que teve entre seus organizadores a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Projeto Setorial Brazilian Publishers (Apex-Brasil), foi palco para que centenas de pessoas, de diferentes nacionalidades, conhecessem um pouco mais do mercado nacional do livro.
Foram mais de 470 reuniões de negócios apenas no âmbito do Projeto Brazilian Publishers, uma parceria da CBL com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que tem por objetivo estimular a internacionalização das editoras brasileiras. Mas a grande atração da presença do Brasil em Frankfurt foi o Look At, evento organizado pela própria feira, com apoio do Brazilian Publishers e da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), que buscou apresentar para formadores de opinião e editores presentes no evento os mercados emergentes que estão chamando a atenção no segmento literário pelaqualidade e diversidade da sua produção.
O Brasil foi um desses países. "Somos hoje um dos países mais visados do planeta, tanto pelo potencial de crescimento do nosso mercado, quanto pela nossa capacidade de superar os entraves do passado para nos tornarmos, hoje, um dos mais promissores países emergentes. O que buscamos mostrar nessa apresentação foi que essa diversidade cultural, econômica e até mesmo política reflete na nossa produção editorial", resume Karine Pansa, presidente da CBL, responsável pela apresentação do mercado nacional.
A participação brasileira em Frankfurt 2011 é o primeiro "tubo de ensaios" para a homenagem que o país receberá na edição de 2013 do evento. Por isso, além de livros, o estande brasileiro contou com espaços para a degustação de vinhos, café e frutas nacionais, por meio de ações promovidas pela Apex-Brasil em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e o Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF).
"A ideia foi mostrar, com nossas frutas exóticas e vinhos cada vez mais bem feitos, um pouco do que está por detrás da criatividade peculiar dos brasileiros, além de termos pela primeira vez em nosso estande o Café brasileiro", explica a gestora do Brazilian Publishers na CBL, Dolores Manzano.
Além das já citadas 473 reuniões envolvendo editoras integrantes do Brazilian Publishers, os resultados das ações no âmbito do projeto já somam, até o momento, mais de US$ 130 mil em negócios fechados, entre comercialização de livros e de direitos autorais nacionais. Além disso, estima-se que mais US$ 175 mil serão negociados nos próximos 12 meses. Das 52 editoras brasileiras presentes em Frankfurt, 35 faziam parte do Brazilian Publishers.
A Feira do Livro de Frankfurt – a maior e mais importante do segmento literário em todo o mundo – contou com 7.400 expositores de 106 países, promovendo 3.200 eventos culturais.
Notícia enviada por Juliana Tavares