O livro As Três Regras, da editora Elsevier, mostra como empresas excepcionais alcançaram um desempenho superior e duradouro, em meio às mesmas dificuldades dos concorrentes. Os autores Michael E. Raynor e Mumtaz Ahmed analisam mais de 25 mil empresas, com dados que cobrem um período de 45 anos.
O estudo, que levou cinco anos para ser concluído, começou com uma sofisticada análise estatística, cujo objetivo era identificar quais empresas têm um desempenho excepcional. Os especialistas contaram com a colaboração de diversas equipes de pesquisadores.
Raynor e Ahmed colocaram no microscópio uma representativa amostra de 27 empresas escolhidas a dedo para descobrir o segredo dessas corporações para se destacarem frente à concorrência e apresentam nesta obra, três regras que essas organizações seguem: o melhor antes do mais barato, a receita antes do custo e o fato de não acreditarem em outras regras como as citadas anteriormente.
"Descobrimos que não existem outras regras. Eles estão dispostos a mudar o que for preciso para permanecerem fiéis às duas primeiras regras. Esses preceitos compõem uma bússola que qualquer empresa pode usar para traçar o próprio caminho rumo à grandeza", explicam os autores da obra, também disponível na versão e-book.
MICHAEL E. RAYNOR é diretor da Deloitte Services LP, onde analisa estratégia corporativa, inovação e crescimento, atendendo clientes dos mais variados setores da economia. Com Clayton Christensen, Raynor é coautor de O dilema da inovação (M. Books), e autor dos best-sellers The Strategy Paradox e The Innovator's Manifesto, ambos aclamados pela crítica. Mumtaz Ahmed é diretor da Deloitte Consulting LLP e Chief Strategy Officer (CSO) da Deloitte LLP, e tem sob sua responsabilidade a estratégia, o desenvolvimento corporativo, a inovação, o status e a marca da empresa nos Estados Unidos.