Falando de Literatura

Mahadevi - a árvore da vida (lançamento de livro e exposição fotográfica)

02 nov 2019 às 07:44

Quando uma poeta sensível e de grande destreza com a palavra dá voz a um livro de belas fotografias, o resultado é uma obra com excelência tanto no texto quanto nas imágens. A obra "Mahadevi - a árvores da vida", nasceu da pareceria entre a poeta curitibana Etel Frota, e a fotógrafa mineira Dani Leela, surgiu a obra "Mahadevi".

O título do livro, Mahadevi, é uma palavra sânscrita, que significa "Grande Deusa" (maha=grande) (devi: deusa). Devi tem relação com o aspecto feminino do divino.


Belas fotografias e textos bem elaborados, além da arte gráfica caprichada da Kotter editora, fazem que esse livro seja amado pelas leitoras. "Nama" (nome) e "Rupa" (forma), ou seja, as palavras e as imagens do livro alimentam a alma.


Vejamos o prefácio, escrito por Sahwenya Passuello:

"Desde as civilizações antigas até a sociedade contemporânea, o ser humano adotou a imagem como primeira forma de linguagem e expressão. A fotografia segue configurando o doce mistério de preservar momentos que contam histórias às gerações seguintes.


Nesta obra, a autora Dani Leela compartilha seu sensível olhar, contando através da "arte fotográfica” a essência de sua história.


Participei da construção sutil de manifestação do livro "Mahadevi”, nos bastidores de um ciclo de cura da autora que ora se apresenta.


Antes de ser imagens, a tristeza convidou a chegada da força de vida, o medo buscou conhecer a coragem, as lágrimas viscerais pediram para lavar os caminhos, florescendo virtudes férteis no solo árido. Foi assim que a vida se fez viva outra vez.


A parteira gestou a dor da ausência de si mesma, dando à luz o nascimento do "Olhar”, intuitivamente registrando, à sua volta, tudo que a tocasse, reconstruindo em amor o ventre de si mesma.


Essa é a beleza do "feminino”. Como sábia árvore, mesmo quando "cortada” revela abaixo do solo uma "outra” árvore em suas raízes, onde descobre uma força desconhecida capaz de autorregenerar-se e reinventar-se instintivamente, "renascendo” ainda mais forte e plena.


Amado(a) leitor(a), as imagens da misteriosa Jornada ao "Sagrado Feminino” ofertadas em cada página desse livro, juntadas à arte da poesia, fortaleceram-me em poder e bênçãos.

Que, ao ingressar em sua própria "Jornada ao Coração, o poder "Mahadevi” possa despertar a força ancestral de todas as mulheres em suas linhagens Ancestrais, com o poder e o amor das Bênçãos da "Arvore da Vida”.
Com amor

Sahwenya Passuello


Continue lendo