Há anos oriento a oficina "Como Escrever e Publicar um Livro" no Solar do Rosário, em Curitiba, e tive a oportunidade de observar o interesse crescente das pessoas - muitos querem escrever e publicar livros. Alguns sonham com o mundo literário, mas outros querem somente passar suas ideias, pensamentos e emoções para os leitores. É esse sentimento de "ser mais ser" do qual já falava o filósofo grego Platão.
Nas palavras da escritora Lygia Fagundes Telles: "O escritor escreve, tentando recompor, quem sabe, um mundo perdido, os amores perdidos, a casa perdida, o paraíso perdido. Nesse paraíso perdido está a infância."
A premiada escritora espanhola Rosa Montero em "A Louca da casa" esclarece: " Sempre pensei que a narrativa é a arte primordial dos seres humanos. Para ser, temos que nos narrar, e nessa conversa sobre nós mesmos há muitíssima conversa fiada: nós nos mentimos, nos imaginamos, nos enganamos..."
Entendemos o fato de escrever como a arte de revelar um mundo imaginário. O autor está sempre presente na sua obra, ainda que não seja de forma direta, mas suas percepções estão inseridas na construção de personagens.
Esses interessantes assuntos farão parte do curso COMO ESCREVER E PUBLICAR UM LIVRO, que ministrarei a partir de 06 de fevereiro de 2014, durante 4 meses, 5º feiras, das 17h00 às 19h00, no Solar do Rosário, fone (41) 3225-6232.