A comunicação sempre foi um fator importante na vida humana. A Grécia, graças ao sistema democrático, foi o primeiro país que mostrou interesse pela oratória, por pautar técnicas de falar em público e conseguir recursos para melhorar a comunicação. Mas, só os homens falavam em público.
A mulher ficava a maior parte do tempo no "gineceo", o lugar da casa preparado para ela. Lá podia tecer, bordar, costurar, cantar...
Poucas mulheres conheciam a arte da retórica, entre elas, podemos destacar Aspácia, amante de Péricles, pertenceu ao círculo da elite de Atenas. Platão fala de sua habilidade na arte da palavra.
Na atualidade, a mulher precisa da oratória para crescimento profissional. Falar em público é uma necessidade para a mulher moderna. Mas, qual é a sua verdadeira voz? Como falar com técnica? Quais recursos podem ser usados? Entre os recursos podemos assinalar o aprimoramento da linguagem falada e da linguagem corporal. A postura, o tom de voz, os gestos são também recursos para comunicar-se com elegância e êxito.
Curso ministrado por Isabel Furini no Poetria Livros e Arte.
Próximo curso de Oratória para mulheres iniciará em 11 de maio - aos sábados das 9:30 às 12:30 horas. No Poetria Livros e Artes, fone: (41) 3046 -3036. Rua Vicente Machado, 865. Batel. Curitiba.PR
Isabel Furini - Contato: [email protected]