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POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

16 jan 2023 às 16:32
Relações Étnico-raciais na Educação Física Escolar
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Professora lança livro para debater as relações étnico-raciais na escola. Quantos casos de racismo e intolerância temos presenciado nos últimos anos? Muitos, não é mesmo? Para perceber que o racismo persiste e mata, basta lembrar de casos como os de George Floyd, assassinado por um policial branco

numa via pública dos Estados Unidos, e João Alberto Silveira Freitas, espancado e morto por um segurança e um policial brancos num supermercado de Porto Alegre, para citar alguns.

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Infelizmente, mesmo que você não se considere racista, o racismo existe, faz parte da estrutura da sociedade brasileira e não deve ser uma discussão apenas da população negra e sim de todos.A filósofa Angela Davis diz que “numa sociedade racista não basta não ser racista, é preciso ser antirracista” e é com o objetivo de fazer da escola e das aulas de Educação Física um espaço de educação antirracista que surge o livro Relações Étnico-Raciais na Educação Física Escolar: Teoria e Prática da professora e escritora Francine Cruz.

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Francine é professora de Educação Física e pesquisa sobre o tema das relações étnico-raciais há quase dez anos. Seu interesse pelo tema começou quando se tornou professora da rede estadual do Paraná e observou muitas situações de racismo e preconceito que aconteciam durante as aulas,

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principalmente pelo fato da Educação Física ser a única disciplina no currículo escolar a trabalhar com a Cultura Corporal.

Mesmo com a lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, pesquisas mostram que muitos professores ainda se sentem inseguros de abordar esse tema em suas aulas, sendo a falta de formação inicial ou continuada uma grande lacuna neste processo de efetivação da lei.

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“Para que a escola cumpra seu papel e contribua com a sociedade em geral ao manifestar a possibilidade de transformação social das relações étnico-raciais é preciso criar estratégias pedagógicas no auxílio da reeducação dessas relações”.

Dessa forma, unindo conceitos teóricos e sugestões de práticas pedagógicas, o livro Relações Étnico-Raciais na Educação Física Escolar: Teoria e Prática, novo lançamento do Grupo Editorial Caravana, pretende ser

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uma fonte de pesquisa e estudo para os professores que almejam aprimorar cada vez mais sua prática pedagógica em prol de uma educação antirracista.

Especialmente neste início de ano e com o retorno das aulas em breve este é um livro indispensável para as bibliotecas acadêmicas, bibliotecas escolares, professores e estudantes de Educação Física.

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Se almejamos uma sociedade mais justa e igualitária é preciso trabalhar com a educação das relações étnico-raciais na escola.


O livro está em pré-venda no site da editora Caravana e pode ser adquirido pelo link: https://caravanagrupoeditorial.com.br/produto/relacoes-etnico-raciais-na-

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educacao-fisica-escolar-teoria-e-pratica/

Ficha técnica

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Título: Relações Étnico-Raciais na Educação Física Escolar: Teoria e Prática

Autor: Francine Cruz

Editora: Caravana

Páginas: 132

Preço: R$ 80

Vvenda do livro físico: Caravana Grupo Editorial


Sobre a autora:

Francine Cruz nasceu em Curitiba, em 1984. Escritora e professora, graduada em Educação

Física, especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais, mestre e doutoranda em Educação

(UFPR). É autora, entre outros, dos livros Atividade Física para Idosos: Apontamentos Teóricos e

Propostas de Atividades (2008) e Educação Física na Terceira Idade: Teoria e Prática (2013). Em 2012

recebeu o prêmio Agente Jovem de Cultura do Ministério da Cultura. Atualmente trabalha como

técnica pedagógica de Educação Física no

Departamento de Desenvolvimento Curricular da

Secretaria de Educação do Paraná.

Redes Sociais

Site: https://www.escritorafrancinecruz.com/

Instagram: https://www.instagram.com/francinecruzescritora

Linkedin: www.linkedin.com/in/francine-cruz-grison


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