Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Resenha do e-book Melhores Poemas - por Solange Rosenmann

07 abr 2021 às 07:32
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"OS MELHORES POEMAS 2020” por SOLANGE ROSENMANN

Isabel Furini nos cativa, nos organiza e convida à publicação. Com seu olhar meigo nos tira da acomodação, do temor e nos reúne. A provocação/convocação instiga ao uso do verbo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Há, na proposta da obra literária, textos. Quando a escrita percorre paralelas, traduz em entrelinhas o moldar poético das questões vivas e vividas, fixando emoções de tempos em tempos, ora pulsantes ora congeladas. Mas, também há oralidade, com leituras e declamações.

Leia mais:

Imagem de destaque

Análise de haicais de Guimarães Rosa e haicais de Carlos Martins

Imagem de destaque

Dia do Livro - haicais de Isabel Furini, Gisela Bester, Vanice Zimerman e Sonia Cardoso

Imagem de destaque

Dia dos povos indígenas

Imagem de destaque

Ódio - Miniconto de Araceli Otamendi


Quando escritores, de diferentes pontos do planeta, dizem presente, removem gavetas, sacodem poeiras e selecionam entre poemas, os melhores. Talvez não os melhores poemas do curso da literatura, nem do exercício da escrita, mas os melhores da relação pessoal de cada participante no que tange a experiência emocional, do momento.

Publicidade


A tarefa de produzir, lançar e divulgar um livro, em tempos silenciosos para a dinâmica da existência humana e quiçá para a manifestação conjunta da cultura literária, não é tarefa fácil. Mas, ei-la, Isabel, a projetar e realizar a publicação de um per vivere único.


Os escritores se solidarizam na seleção dos poemas para a edição da Antologia. Obra está que sublima o comum, mas também o específico em recortes tão pessoais, individuais únicos, ao mesmo tempo que impessoais e atemporais. Assim, mesmo que, os/as poetas, os poemas saídos da poeira apresentem-se renovados, atualizados, alguns, brotos do momento presente se presentificam nas páginas construídas do livro "OS MELHORES POEMAS 2020”.

Publicidade


Reunidos, na manifestação expressa da criação literária, Isabel Furini, Maílson Furtado Vianna, Adam Mattos, Afonso Guerra Baião, Amaury Nogueira, Carla Ramos, Carlos Eduardo da Costa Muniz, Daniel Mauricio, Décio Romano, Elciana Goedart, Maria da Gloria Colucci, Maria Gonzaga Teixeira, Marli Voigt, Marli Terezinha Andrucho Boldori, Marilis de Assis, Maria Tereza Marins Freire
Katia Santinaro, Jessica Iancoski, Jean Narciso Bispo Moura, Isabel Liviski, Sonia Andrea Mazza, Sheina Leoni, Gustavo Henaochica, Vanice Zimerman, Valéria Borges da Silveira, Sonia Maria Cardoso, Solange Rosenmann e Rita Delamari.


Transparecer a existência humana em atitude, por meio de proposições positivas, é poesia. Temas, poemas, poetas em multiplicidade, diversidade é uma obra literária, uma publicação. Poeticamente traduz o Verbo e revela-se humanidade, diante de si e do outro e de tantos outros. Traz a poesia à vida num período em que a pandemia instalada, sem pressa de se afastar conjuga isolamento, afastamento, morte. Dá ao momento da travessia de uma guerra, declarada ou não, a colaboração à sobrevivência. Sim, trata a vida em equilíbrio, quando tudo está em abrupto estado de anestesia e instaura o sensível humanizado, sem abandonar nenhum indivíduo.

Publicidade


"OS MELHORES POEMAS 2020” é uma obra literária, um e-book. Adaptação aos tempos da tecnologia digital, desafio de possibilitar uma reunião quando o isolamento é necessário, exercer a profissão quando tudo está fechado, promover a cultura quando esta parece abandonada, escolher o melhor quando percebe-se que melhorar é preciso. Em formato digital, a Antologia organizada por Isabel Furini, com a diagramação e a criação da capa de Carlos Zemek foi lançado em dezembro de 2020, ainda, em tempo de ser degustado como exercício de literatura e prática atitudinal de promoção humana e sociocultural.


Vivas a poeta Isabel Furini, que não nos deixa desistir.


Solange Rosenmann é poeta, escritora e artista plástica. Acadêmica da AVIPAF (Cadeira 21). Participou do livro Poesia e Prosa na SEEC: Antologia de Escritores da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Curitiba, 2000. Pág 41. Três quartos de tempo. Redigiu o Material didático Museu Oscar Niemeyer (2003 a 2010).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade