Se alguém interessado em etnias me perguntara: Qual é a sua tribo? Em primeiro lugar diria que a minha tribo é originária da um local da Europa com geografia estranha, pois parece uma bota. Sim, minha tribo originaria é da Itália.
Mas, ao ver o sofrimento da tribo Guarani Kaiowa é percebi que todas as tribos precisam ser respeitadas e que meu coração também é Guarani Kaiowá. Lembrei-me também desse filósofo da escola cínica da Grécia quem falou "Eu sou um cidadão do mundo".
É isso ai! Todos nós fazemos parte de uma grande tribo chamada humanidade.
Vejamos fragmentos da carta enviada pela tribo Guarani Kaiowa:
[...] pedimos ao Governo e Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos o decreto da nossa morte coletiva e para nos enterrar aqui. Pedimos, de uma vez por todas, para decretar a nossa dizimação/extinção total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar os nossos corpos. Esse é nosso pedido aos juízes federais. "Já aguardamos esta decisão. Assim, se é para decretar a nossa morte coletiva Guarani e Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay pedimos que nos enterrem todos aqui. Visto que decidimos integralmente a não sairmos desse local com vida e nem mortos. Sabemos que não temos mais chance em sobreviver dignamente aqui em nosso território antigo, já sofremos muito e estamos todos massacrados e morrendo de modo acelerado (*)o Governo e Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos o decreto da nossa morte coletiva e para nos enterrar aqui.
Depois de ler esse depoimento corajosos dos índios, sentimos que também alguma parte dentro de nossa subjetividade grita: Eu também sou Guarani Kaiowa!
Encontrei um link com petição a favor dos indios. Eu já assinei. É bom ler e pensar sobre o assunto.
LINK PARA ASSINAR A PETIÇÃO: http://www.avaaz.org/po/petition/Salvemos_os_indios_GuaraniKaiowa_URGENTE/?ceqKDdb