Geolocalizador para encontrar restaurantes é projeto campeão do Startup Weekend
Evento, que teve sua segunda edição em Londrina, já foi realizado em mais de 100 países e estimula a criação de novas startups, que são uma tendência no mundo dos negócios
Um aplicativo que faz a recomendação geolocalizada de empresas de alimentação, como bares e restaurantes, levou a taça de primeiro lugar na segunda edição do Startup Weekend, realizado em Londrina, no final de junho. O evento, que reuniu 120 pessoas, é patrocinado pelo Sebrae/PR e promove o encontro entre empreendedores interessados em startups e mentores - designers e programadores com a missão de ajudar os participantes a ‘colocar as mãos à massa’ e criar novos negócios com escalabilidade.
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Luis Fernando Galonetti, um dos integrantes da equipe que conquistou o ‘ouro’, explica que o aplicativo é gratuito para os usuários e, por outro lado, é uma ferramenta de divulgação segmentada para empreendedores do ramo de alimentação. "Quando os usuários passam por uma região, recebem a notificação dos locais para comer, de acordo com o seu perfil de consumo", explica Galonetti.
A equipe, formada também por Ana Elisa Gonçalves, Henrique Godoy, Marcos Felipe, Magno Carvalho dos Santos, Ricardo Corassa, Thayna Gimenez e Vinicius Baroni, tinha expectativa de subir ao pódio, mas o primeiro lugar foi uma surpresa. "Estávamos confiantes com a ideia, mas não imaginávamos sermos os campeões", diz Luis Galionetti. O próximo passo da equipe é alinhar as expectativas, definir as atividades e o tempo que cada um dos integrantes pode dedicar ao projeto para colocá-lo em prática.
Para Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR e gestor de projetos relacionados às startups no norte do Paraná, patrocinar um evento como o Startup Weekend é uma forma de ampliar a rede de contatos dos empreendedores da região e de contribuir com a criação e crescimento sustentável dos empreendimentos. "É impressionante observar os resultados do Startup Weekend. Os projetos apresentados são altamente inovadores e com grandes chances de emplacar no mercado. Outro fator que chamou minha atenção é a organização do ecossistema local para a promoção do evento, que reuniu empreendedores, mentores e pessoas interessadas nas startups e em inovação", afirma.
Ideias inovadoras
Durante as 54 horas de duração, vários projetos foram criados no Startup Weekend, com base em metodologias de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O evento terminou com a apresentação dos projetos com potencial de sucesso e, mais uma vez, os participantes receberam o feedback dos mentores para refinar as ideias e ajudá-los a lançar as startups.
A equipe que ganhou a medalha de prata é a idealizadora do Brazilian Pack, que oferece uma assinatura na qual o público recebe um box mensal de produtos tipicamente brasileiros. Igor Takeyuki Matsuchita, um dos integrantes da equipe, relata que esse modelo já é comum nos Estados Unidos, mas ainda é pouco difundido no Brasil. A equipe formada por Diogo Honorato, Fabrícia Moreira, Felipe Augusto Souza Monteiro, Kewerson Hugo Pereira Melo e Rodrigo Tenuta Reche, está correndo atrás da validação do projeto para colocá-lo no mercado. "Estamos conversando com consultores do Sebrae/PR e buscando informações sobre os processos de exportação para levar a ideia adiante", informa Igor Takeyuki.
Na opinião dele, todas as pessoas deveriam passar pela experiência de participar de um evento como o Startup Weekend, independente do ramo de atuação. "É um ambiente que traz muito conhecimento. O investimento financeiro é muito pequeno e, em contrapartida, temos a oportunidade de conhecer muita gente com talentos diversos no mesmo espaço", destaca.
Batizada de Alugaê, a equipe que se classificou em terceiro lugar criou um site de aluguel de ferramentas. A ideia é cadastrar equipamentos que as pessoas têm em casa e que são pouco utilizados e disponibilizá-los para aluguel. "A plataforma ajuda as pessoas que tenham uma solução pontual para resolver, como um conserto ou limpeza, sem precisar comprar o equipamento", relata Vinícius França Albano de Paula.
A equipe pequena, formada por ele, Jorge Challiol e Thiago Rocha, fez pesquisas durante o desenvolvimento do projeto e constatou que havia interesse das duas partes: dos locatários e dos clientes. "Apesar de poucos recursos e pouco tempo, conseguimos desenvolver nossa ideia e, por isso, o terceiro lugar teve gostinho de primeiro", avalia Vinícius de Paula. Ele acrescenta que além do networking, o Startup Weekend proporciona aprendizado, por meio da ajuda dos mentores. "Quem tiver uma ideia de negócio e quiser aprimorá-la deve se inscrever", aconselha.
Um grupo liderado por zootecnistas, que atuam na área da ovinocultura, não subiu ao pódio, mas também impressionou a banca julgadora. Eles criaram um software direcionado para frigoríficos ou cooperativas com o intuito de estruturar a cadeia produtiva e melhorar a qualidade na produção da carne ovina. O que acontece hoje é o abatimento dos animais na propriedade e não no frigorífico, o que interfere na segurança alimentar e no trabalho de inspeção, esclarece Camila Constantino, uma das integrantes da equipe. "Os produtores tiram fotos da carcaça e enviam para a plataforma, que faz uma classificação do produto. As carcaças com qualidade superior recebem uma bonificação, de 5% a 6% em cima do valor de mercado", finaliza.
Evento
O Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores, cuja missão é inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Mais de 8 mil startups foram criadas em eventos realizados em cerca de 100 países. Trata-se de um evento de imersão, durante um final de semana, em que os aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis. Trata-se também de uma oportunidade para compartilhar ideias, conhecer novos parceiros e lançar startups.