Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Startup criada durante Hackathon comemora primeiro importante contrato

08 nov 2016 às 08:34
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Startup criada durante Hackathon comemora primeiro importante contrato

A Cognativa, incubada na UTFPR de Cornélio Procópio, surgiu a partir de uma demanda apresentada pelo mercado durante o Smart Agro

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Tirar uma boa ideia do papel e fazer com que ela se transforme em um negócio rentável e escalável exige muito trabalho, dedicação e persistência. No meio do caminho é possível, inclusive, que o projeto se mostre inviável e precise ser adaptado ou totalmente modificado para atender as necessidades reais do mercado. Foi o que aconteceu com os fundadores da startup Cognativa que, depois de uma verdadeira guinada e amadurecimento do projeto, fechou o primeiro contrato importante este ano e está entre as duas startups paranaenses selecionadas para participar do Fórum Turistic, realizado pelo Sebrae Nacional, em Salvador, neste mês.

Leia mais:

Imagem de destaque

2º PRÊMIO SERCOMTEL DE INOVAÇÃO PARA UNIVERSITÁRIOS NO PARANÁ ABRE INSCRIÇÕES HOJE.

Imagem de destaque

Tutorial auxilia cliente Sercomtel a configurar modem com vírus

Imagem de destaque

Sercomtel Iluminação inicia os primeiros Projetos de Melhoria do Sistema contratados pela Prefeitura

Imagem de destaque

Sercomtel entrega o Plano de Recuperação a Anatel


O estudante de Engenharia da Computação e cofundador da Cognativa, Ricardo Corassa, de 23 anos, conta que entrou para o "mundo das startups" no ano passado, ao participar do Hackathon de Mobilidade Urbana, realizado em Londrina. Na ocasião, o grupo, também formado pela estudante do mesmo curso, Thayna Gimenez, de 21, e o engenheiro da computação, Luis Fernando Galonetti, 23, criou uma solução para prever o tráfego urbano a partir de um histórico e uma série de eventos que ocorrem nas cidades.

Publicidade


Só que, no começo deste ano, o grupo participou do Hackathon Smart Agro, que ocorreu durante a ExpoLondrina, e lá desenvolveu um novo projeto, voltado para a mineração de dados, predição e previsão. Durante o evento, os empreendedores, que ficaram com o terceiro lugar na premiação, tiveram contato com representantes uma grande empresa do ramo do agronegócio e agendaram uma conversa. "Além da visibilidade que o evento proporciona, na premiação ganhamos 20 horas de consultoria com o Sebrae, que tem sido muito importante para a reorganização do nosso negócio", destaca.


Segundo Corassa, o grupo começou com um produto com a ideia de revolucionar o mercado, porém não teve a aceitação esperada. "Não valia a pena insistir. Então, escolhemos mudar o foco. O mercado nos procurou e vimos nesta oportunidade o momento de fazer uma virada", conta. Esse amadurecimento rendeu bons frutos para os empreendedores, com o fechamento do primeiro grande contrato da empresa com uma grande empresa do ramo do agronegócio. "A startup começa a rodar com as próprias pernas", afirma. A Cognativa está incubada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio.

Publicidade


O consultor e gestor do Projeto de Startups do Sebrae/PR, Fabrício Bianchi, destaca que a Cognativa vem construindo a sua história pela participação em grandes eventos, como o Hackathon, e amadurecendo o modelo de projeto a partir das necessidades apresentadas pelo mercado. "É importante dizer que a evolução de uma startup não ocorre da noite para o dia. Há pelo menos um ano eles estão melhorando o modelo de negócio e isso se refletiu no fechamento de um importante contrato de prestação de serviços", avalia.


Sobre o Sebrae/PR

Publicidade


O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.


http://www.cognativa.com.br/
E-mail:[email protected]
Telefone:(43) 9911-691

Informações para a imprensa:
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR - Regional Norte: Amanda de Santa
(43) 9917-7751/ (43) 8808-2598/ (43) 3254-8752 [email protected]
Coordenação Savannah: Jaqueline Gluck (41) 3035-5669 | 9602-7541
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade