A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL divulgou a relação candidato/vaga provisória para o Vestibular 2014, que será realizado em duas etapas, nos meses de novembro e de dezembro deste ano.
O concurso totalizou 22.652 inscritos provenientes de 1.046 cidades, de 25 estados brasileiros. Seguindo a tradição, o curso mais concorrido será o de Medicina, com 98,23 candidatos por vaga no sistema universal. A listagem completa da concorrência, incluindo os sistemas de cotas para alunos de escolas públicas e afrodescendentes, pode ser consultada no site da Cops, no endereço http://cops.uel.br/vestibular/2014/vest2014_candidato_vaga_provisorio.pdf. Este ano, a UEL está oferecendo 3.090 vagas, em 66 cursos de graduação considerando turnos e habilitação.
O segundo curso mais concorrido, no sistema universital, é o de Engenharia Civil, com 30,33 candidatos/vaga, seguido por Biomedicina com 26,42; Design Gráfico (26,11); Arquitetura e Urbanismo (25,94) e Direito Noturno (22,4).
Curiosamente os candidatos que concorrem pelo sistema de cotas reservadas a estudantes de escolas públicas enfrentarão maior concorrência em cursos disputados, como é o caso de Engenharia Civil (33,86), Design Gráfico (29,75); Biomedicina (28,5) e Direito Noturno (27,56).
A responsável pela Cops, Cristina Valéria Bulhões Simon, explicou que a concorrência maior para cotistas de escolas públicas em alguns casos se dá pelo interesse do aluno pela Universidade Estadual. Ela exemplificou que a disputada Medicina registrou este ano, a inscrição de 204 estudantes afrodescendentes. Ainda de acordo com Cristina, a cota de escola pública inclui os candidatos negros.
Procedência
O Paraná continua o estado mais presente no Vestibular da UEL registrando 16.137 candidatos, seguido por São Paulo com 5.492 e Mato Grosso do Sul (344). O concurso ainda registrará candidatos de estados distantes como Tocantins (12 inscritos); Roraima (3); Piauí (1) e Ceará (1). Entre as cidades mais representadas neste concurso estão Londrina com 7.789 inscritos, Cambé (1.029) e Maringá (600). Capitais como Curitiba e São Paulo coincidentemente empataram em número de inscritos no concurso, com 403 cada.
Datas
A 1ª Fase do concurso Vestibular será realizada no dia 10 de novembro, com a Prova de Conhecimentos Gerais, contendo 60 questões objetivas sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.
A 2ª Fase será realizada nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, com as provas de Línguas e Redação (dia 1º); Conhecimentos Específicos (dia 2) e Habilidades Específicas (dia 3). O resultado do Vestibular será divulgado no dia 9 de janeiro, às 12 horas, no endereço www.cops.uel.br.
A exemplo do que ocorreu no ano passado, a Prova de Habilidade Específica para o curso de Música será realizada antes 1ª fase, no dia 29 de setembro. Como esta prova é eliminatória, o candidato indicou no momento da inscrição, uma segunda opção de curso, que passará a ser aquele ao qual concorrerá, caso não seja aprovado nessa etapa.