Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Concorrencia no Vestiba da UEL

21 set 2013 às 10:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL divulgou a relação candidato/vaga provisória para o Vestibular 2014, que será realizado em duas etapas, nos meses de novembro e de dezembro deste ano.

O concurso totalizou 22.652 inscritos provenientes de 1.046 cidades, de 25 estados brasileiros. Seguindo a tradição, o curso mais concorrido será o de Medicina, com 98,23 candidatos por vaga no sistema universal. A listagem completa da concorrência, incluindo os sistemas de cotas para alunos de escolas públicas e afrodescendentes, pode ser consultada no site da Cops, no endereço http://cops.uel.br/vestibular/2014/vest2014_candidato_vaga_provisorio.pdf. Este ano, a UEL está oferecendo 3.090 vagas, em 66 cursos de graduação considerando turnos e habilitação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O segundo curso mais concorrido, no sistema universital, é o de Engenharia Civil, com 30,33 candidatos/vaga, seguido por Biomedicina com 26,42; Design Gráfico (26,11); Arquitetura e Urbanismo (25,94) e Direito Noturno (22,4).

Leia mais:

Imagem de destaque

Prefeitura negociou R$ 33 milhões com o Profis

Imagem de destaque

Procon apresenta variação no preço dos combustíveis

Imagem de destaque

Planta de Valores

Imagem de destaque

Setembro Verde


Curiosamente os candidatos que concorrem pelo sistema de cotas reservadas a estudantes de escolas públicas enfrentarão maior concorrência em cursos disputados, como é o caso de Engenharia Civil (33,86), Design Gráfico (29,75); Biomedicina (28,5) e Direito Noturno (27,56).

Publicidade


A responsável pela Cops, Cristina Valéria Bulhões Simon, explicou que a concorrência maior para cotistas de escolas públicas em alguns casos se dá pelo interesse do aluno pela Universidade Estadual. Ela exemplificou que a disputada Medicina registrou este ano, a inscrição de 204 estudantes afrodescendentes. Ainda de acordo com Cristina, a cota de escola pública inclui os candidatos negros.


Procedência

Publicidade


O Paraná continua o estado mais presente no Vestibular da UEL registrando 16.137 candidatos, seguido por São Paulo com 5.492 e Mato Grosso do Sul (344). O concurso ainda registrará candidatos de estados distantes como Tocantins (12 inscritos); Roraima (3); Piauí (1) e Ceará (1). Entre as cidades mais representadas neste concurso estão Londrina com 7.789 inscritos, Cambé (1.029) e Maringá (600). Capitais como Curitiba e São Paulo coincidentemente empataram em número de inscritos no concurso, com 403 cada.


Datas

Publicidade


A 1ª Fase do concurso Vestibular será realizada no dia 10 de novembro, com a Prova de Conhecimentos Gerais, contendo 60 questões objetivas sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.


A 2ª Fase será realizada nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, com as provas de Línguas e Redação (dia 1º); Conhecimentos Específicos (dia 2) e Habilidades Específicas (dia 3). O resultado do Vestibular será divulgado no dia 9 de janeiro, às 12 horas, no endereço www.cops.uel.br.

A exemplo do que ocorreu no ano passado, a Prova de Habilidade Específica para o curso de Música será realizada antes 1ª fase, no dia 29 de setembro. Como esta prova é eliminatória, o candidato indicou no momento da inscrição, uma segunda opção de curso, que passará a ser aquele ao qual concorrerá, caso não seja aprovado nessa etapa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo