O deputado Tercílio Turini (PPS) que que a CPI do Pedágio promova uma contagem dos veículos nas praças de cobrança espalhadas pelo Paraná. A medida é interessante, já que a amostragem pode fornecer uma ideia do valor arrecadado pelas concessionárias.
Confira a nota da assessoria:
Realizar de imediato, por um período de 30 dias e durante as 24 horas, a contagem da quantidade de veículos que passa em cada uma das 27 praças de cobrança de pedágio instaladas nas rodovias estaduais do Paraná. É a proposta apresentada hoje (13/08) pelo deputado estadual Tercilio Turini (PPS) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pedágio, da Assembleia Legislativa.
A intenção é ter amostragem de todos os tipos de veículos (automóveis, motocicletas, camionetes, caminhões, ônibus e demais modelos) que cruzam as cancelas com pagamento à vista, pelo sistema Via Fácil e também os oficiais e outras categorias isentos de pagamento. "Com o movimento de um mês a CPI pode fazer uma estimativa da circulação anual pelas praças de pedágio e projetar a arrecadação das concessionárias", argumenta o deputado.
Como não é membro da CPI, Tercilio Turini contou com apoio do deputado estadual Péricles de Mello (PT) para protocolar o requerimento. No documento, ele propõe ainda o envolvimento de prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, vereadores e lideranças comunitárias das cidades-sedes das praças de arrecadação de pedágio e também de municípios limítrofes aos pontos de cobrança.
"Os municípios são diretamente interessados na apuração dos dados sobre o movimento de veículos porque arrecadam Imposto Sobre Serviços (ISS) das praças de pedágio. Acontece que as prefeituras não têm controle se o valor é o que realmente deve ser recolhido pelas concessionárias", acrescenta o deputado. No entendimento dele, as lideranças municipais podem atuar diretamente no trabalho de aferição, apoiando e se envolvendo na contagem de veículos nas praças de pedágio.
Tercilio Turini também aponta à CPI que, se necessário, busque parceria com entidades empresariais, associações de classe e profissionais, sindicatos e outras instituições para custear o pagamento da pesquisa. "Já houve sinalização pública e formal de entidades interessadas em conhecer a realidade da movimentação de veículos nas praças de pedágio", afirma.
Para o deputado, somente com dados concretos será possível saber e apresentar à população a realidade do pedágio no Estado e dos contratos com as concessionárias. "A expectativa dos paranaenses é muito grande em relação aos resultados da CPI. Como representantes dos cidadãos, temos dever e compromisso de não frustrar o povo do Paraná", declara Tercilio Turini.