Assessoria:
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pedágio acatou parcialmente solicitação do deputado estadual Tercilio Turini e vai chamar o ex-governador Jaime Lerner para prestar esclarecimentos sobre os contratos com as concessionárias das rodovias paranaenses. A proposta de Turini apresentada na primeira reunião da CPI, em 15 de julho, era pela convocação de Lerner.
Como não é membro da CPI, o requerimento de Tercilio Turini teve que ser oficialmente protocolado pelo deputado estadual Alceu Maron Filho. Os membros da comissão decidiram hoje (20/08) por convidar Jaime Lerner para depor. O ex-governador, que implantou o pedágio, assinou os contratos com as concessionárias, definiu valores das tarifas e autorizou aditivos contratuais, pode aceitar ou não o convite.
Para Tercilio Turini, o certo seria convocá-lo. "Com certeza o ex-governador tem muitas explicações a dar aos paranaenses. O modelo de concessão das rodovias e exploração do pedágio foi implantado em seu governo. Ele também autorizou a retirada de obras previstas nos contratos originais, em termos aditivos. A questão da tarifa igualmente precisa ser esclarecida", ressalta o deputado estadual.
Quando propôs a convocação do ex-governador, Tercilio Turini elencou em documento outras 17 sugestões de ações e temas para análise da comissão.