Assessoria:
Dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A campanha deste ano traz o tema "Proibição de publicidade, promoção e patrocínio do tabaco".
No Brasil, a Lei 12.546 de dezembro de 2011, ampliou para os locais de venda a proibição da propaganda de produtos de tabaco, que já existia nos meios de comunicação (jornais, televisão e rádio) desde 2000. O patrocínio de eventos culturais e esportivos também está proibido.
O foco é na prevenção de jovens, adolescentes e crianças para que não sejam atraídas pela publicidade a experimentarem o seu primeiro cigarro, segundo o INCA.
As ações desenvolvidas têm como objetivo a sensibilização e mobilização alertando sobre os malefícios do tabaco, a necessidade de ambientes 100% livres da fumaça do tabaco, de proteção às pessoas do tabagismo passivo, prevenção da iniciação do consumo do tabaco e estimular os fumantes a deixarem de fumar.
Com o objetivo de apoiar a campanha, o Hospital Universitário preparou uma série de atividades para a próxima quinta-feira, 29.
Programação
- Arrastão pelo pátio do HU para recolher bitucas de cigarro, caixinhas de cigarro vazias, fósforos, e outros, e mostrar o quanto se produz de lixo tóxico por dia;
- Distribuição de cartazes e folders educativos sobre os malefícios do cigarro, no saguão e nos locais onde os servidores, visitantes e até pacientes costumam fumar;
- Mural explicativo sobre a data, com curiosidades e dados estatísticos sobre o tema e encaminhamento aos tratamentos disponíveis e serviços para quem quer deixar de fumar. O mural está exposto no saguão de entrada do HU.