E a equipe da Ong Meio Ambiente Equilibrado (MAE), está informando que o Conselho Regional de Biologia da 7ª região (CRBio-7) aprovou uma moção contra a instalação do aeroporto do projeto Arco Norte ao lado da Mata dos Godoy, zona sul de Londrina.
Confira a nota:
O Conselho Regional de Biologia da 7ª região (CRBio-7) aprovou uma moção contra a instalação do aeroporto do projeto Arco Norte ao lado da Mata dos Godoy, zona sul de Londrina. A Mata é um fragmento de vegetação nativa com 690 hectares e considerado como local de alta prioridade para a conservação. Um aeroporto a menos de 500 metros, como desejam autoridades e empresários de Londrina, colocariam a reserva sob ameaça.
"Após o relato e discussão técnica sobre a proposta do Arco Norte, manifestamos contrariamente ao estabelecimento do aeroporto próximo dessa importante unidade de conservação", diz trecho do documento, assinado por 13 conselheiros do CRBio - entre eles, o biólogo Mario Orsi, professor doutor da UEL.
No mesmo passo do CRBio, o movimento Arco Norte, Sim! Perto da Mata, Não! já tem mais de 1 mil assinaturas em uma petição pela internet.
Quem adere à petição assina uma carta endereçada ao presidente da Acil, Flávio Balan; ao secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho; a Moacir Sgarioni, presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP) e a Alexandre Kireeff, prefeito de Londrina.
A carta pontua argumentos que colocam em xeque a viabilidade de um aeroporto de cargas ao lado da Mata dos Godoy.
"A Mata dos Godoy e entorno formam um sistema dinâmico – e não um museu ambiental: a região mantém o estoque animal e vegetal e promove a regulação do clima que influencia a cidade de Londrina. Se a Mata for entrecortada por rodovias e um aeroporto, perderá os serviços ambientais hoje fornecidos. O Parque da Mata dos Godoy é patrimônio ambiental protegido por lei e sofreria impactos devastadores na eventualidade da construção do aeroporto de cargas em seus arredores", diz parte do trecho da carta.
"Apoiamos a realização de estudos para a construção do complexo aeroportuário em outros locais, por entender as vantagens econômicas e sociais que ele poderá trazer à região. Mas não precisamos de mais informações e estudos para saber que ao lado da Mata dos Godoy não é um local adequado", diz a petição. "Vocês não terão apoio popular para colocar o Arco Norte ao lado de um pedaço de Mata Atlântica o qual aprendemos a respeitar e a preservar".
"São muitos os londrinenses preocupados com a proteção da Mata e a ameaça que um empreendimento de alto impacto assim representa. A questão desperta tanto a atenção que já tivemos adesões de londrinenses de fora do Brasil, com assinaturas do Japão, Inglaterra e Estados Unidos", diz Gustavo Góes, gestor ambiental da Ong MAE.
O abaixo-assinado deve ser enviado para Acil, SRP, Prefeitura e Governo do Paraná em outubro.