Assessoria:
A artista plástica Neldy Kalau Gonzales, 79 anos, referência na pintura de telas que retratam as belezas naturais de Londrina e do Paraná, será homenageada próxima quarta-feira (12/11) pela Câmara de Vereadores e Prefeitura de Londrina, com o título de Cidadã Honorária de Londrina.
A iniciativa para a concessão da honraria é do vereador Péricles Deliberador (PMN), foi subscrita por 14 parlamentares e sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) por meio da lei n° 11.121, de 15 de julho de 2014.
Neldy Kalau Gonzales nasceu em Castro (PR), em 17 de agosto de 1935. Neta e filha de artistas plásticas e pai marceneiro artístico, Neldy iniciou na pintura aos 8 anos de idade, com estilo próprio. Mudou-se com a família para Londrina em 1946 e começou a estudar no antigo Colégio Estadual de Londrina. Em 1952, se tornou a primeira mulher bancária da cidade, atuando no extinto Banco Brasul de São Paulo, onde permaneceu até 1958.
Dedicando-se à pintura com regularidade, realizou sua primeira exposição individual em 1955 no prédio da antiga Casas Fuganti, na região central da cidade. A partir de 1970 começou a dar aulas particulares de pintura em ateliê próprio, montado na sua casa, instalado na rua Lord Lovat, em frente à Praça do Aleijadinho, no jardim Londrilar, onde permaneceu durante 30 anos. Na década de 80, realizou uma atividade especial com um grupo de doentes renais crônicos, ensinando gratuitamente a arte da pintura.
Neldy Gonzales participou de dezenas de exposições e tem telas nos Estados Unidos, México, Europa, Japão, como também em embaixadas e consulados de vários países. As obras, em sua maioria, retratam perobas e cafezais, símbolos de Londrina e as araucárias, árvore referência do Estado do Paraná. Há dez anos mantém um ateliê no Shopping Quintino, onde a artista plástica promove atualmente uma exposição de telas com imagens de paisagens antigas de Londrina, em homenagem ao aniversário de 80 anos da cidade, comemorado em dezembro.
A sessão solene para entrega do título de Cidadã Honorária a Neldy Gonzales será realizada na quarta-feira a partir das 20h, na sala de sessões do Legislativo.