"Juventudes: protagonismo, fé e identidades" será o tema do congresso organizado pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Londrina nos próximos dias 26, 27 e 28 de abril, no Teatro Marista. Palestrantes de Brasília, Rio Grande do Sul e São Paulo estarão no município para os debates.
A iniciativa de organizar o evento surgiu da necessidade de discutir como o jovem se apresenta na sociedade, em aspectos como a vida espiritual, política e emocional. O congresso entra na programação do Ano da Juventude, proclamado na Arquidiocese de Londrina entre agosto de 2012 e julho de 2013, por Dom Orlando Brandes.
Nesse período, a Igreja Católica brasileira se volta para o jovem, tema da Campanha da Fraternidade 2013 e principal público do encontro com o papa Francisco, no Rio de Janeiro, no mês de julho. Apesar de ser organizado pela Igreja Católica, o evento quer reunir pessoas de todas as idades e religiões para as discussões.
O evento começa às 19h desta sexta-feira (26), com a palestra de abertura "Juventudes: protagonismo, fé e identidades", ministrada pela professora coordenadora da área de Juventudes e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, Miriam Abramovay. Ela já foi professora da Universidade Estadual de Brasília e coordenou pesquisas da Unesco sobre os jovens.
Na tarde de sábado (17), serão ofertadas 18 oficinas: comunicação popular e comunitária, sexualidade e planejamento familiar, planejamento financeiro, oração e meditação, documentos da Igreja sobre juventude, assessoria para grupos de jovens, políticas públicas, projeto de vida, identidade, autoconhecimento, jogos cooperativos, danças circulares, percussão, fé e doutrina, missão e juventude, pastoral bíblico-catequética, expressão corporal e ecumenismo.
O cantor e compositor Rafael Jesus, de Curitiba, é a atração da noite com um show que mistura música e poesia. O protagonismo é o tema de uma mesa redonda na manhã de domingo (28), com a presença da vereadora Lenir de Assis, do vice-presidente do Observatório de Gestão Pública Fábio Cavazotti, do conselheiro nacional de juventude Daniel Souza e do irmão Marista Adriano Brollo.
O assessor nacional da Pastoral Juvenil da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Pe. Sávio Ribeiro, fechará as atividades do congresso. As inscrições seguem até o dia do evento e custam R$ 10. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 9652-8945.