O Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (Ilece) apresenta nesta sexta-feira (14/06) a unidade de suporte Pediasuit, que atenderá aos alunos com deficiência motora em conseqüência de causas neurológicas como paralisia cerebral, autismo, síndrome de down, síndromes genéticas, má formação congênita e outros. O Ilece é a primeira instituição de Londrina a utilizar o Pediasuit, conceito que vem se difundindo bastante no Brasil. A apresentação será feita pela diretoria, juntamente com a equipe técnica, a partir das 9 horas, na sede do Ilece (na Av. Jk, 1792.).
O equipamento pode ser definido como uma roupa especial, que possibilita uma série de intervenções específicas, garantindo resultados de mobilidade e desenvolvimento. O primeiro Pediasuit de Londrina foi adquirido com recursos próprios do Ilece. Além da compra do equipamento, a entidade também providenciou o treinamento de uma fisioterapeuta.
Histórico
O PediaSuit foi desenvolvido na Flórida (EUA) e representa um protocolo de tratamento intensivo, que utiliza uma órtese dinâmica (suit), desenvolvida com base na medicina espacial. O primeiro equipamento do gênero trabalhava com ação de carga, na tentativa de neutralizar os efeitos nocivos da ausência de gravidade sobre o corpo.
Mais tarde fisioterapeutas americanos perceberam que o conceito de um macacão que proporcionasse alinhamento biomecânico, se adequaria ao tratamento de crianças com deficiência motora em conseqüência de causas neurológicas.
Assessoria.